AGENDA CULTURAL

3.9.10

Festa de escritores e leitores

Hélio Consolaro*

De 8 a 11 de setembro, os escritores de Araçatuba e região, como professores de Português, estudantes dos cursos de letras e leitores em geral têm compromisso com a literatura.

A Secretaria Municipal de Araçatuba realizará a 2.ª Semana da Literatura, com muitas atividades. Será um momento intensivo de estímulo a quem gosta de ler e de escrever, como ensinar a língua portuguesa.

De 30/8 a 3/9, escritores araçatubenses visitaram as escolas inscritas, dando palestras, contando experiências, divulgando a literatura local. Segundo relato dos escritores, o encontro deles com estudantes do ensino médio produziu momentos mágicos.

As atividades serão realizadas no auditório do Senac, av. João Arruda Brasil, 500, um dos parceiros da Semana da Literatura. A semana tem a correalização da Academia Araçatubense de Letras, mais a parceria do SESC-SP, da Livraria Nobel (Shopping Araçatuba), Livraria dos Amigos, Cosan.

Na próxima quarta-feira, 8/9, 19h30, o poeta Sérgio Vaz, que agita a periferia de São Paulo com poesia, entregará os prêmios aos vencedores do 23.º Concurso Nacional de Contos Cidade de Araçatuba, realizado pela Secretaria Municipal da Cultura desde 1985. Também, neste dia, cada participante da platéia receberá gratuitamente um exemplo do livro “Contos Escolhidos”, onde estarão os 16 contos premiados entre os 600 inscritos. Depois disso, o poeta brindará a todos com sua fala.

Na quinta-feira, 9/9, 19h30 haverá a palestra do contista e tradutor Tiago Novaes de Lima (São Paulo) no auditório do Senac, "Tradução: desafios de um ofício impossível" . Em seguida, 21h30 - “Causos Caipiras” – Duxtei Vinhas Ítavo (Araçatuba).

Na quinta, também começa a oficina “Como Fazer Conto”, das 15h às 17h, coordenada pela escritora Cecília Ferreira. Com continuidade na sexta-feira, no mesmo horário. Local: sede da Academia Araçatubense de Letras.

Na sexta-feira, 10/9, 19h30, palestra sobre “Cultura Popular e Educação”, com Eufraudísio Modesto Filho (Várzea Paulista), artista popular. Em seguida, 21h30: apresentação da peça teatral “Palhaços”, de Timotchenco Wehbi, com os Pregadores do Riso, grupo de Araçatuba.

O sábado, 11/9, estaremos repletos de atividades. 11/9/2010. Às 15h30, lançamento do livro “Experimentânea 8”, coletânea do Grupo Experimental da AAL – escritores de Araçatuba, com coquetel. À noite, 19h30, sarau com CHUVA DE LIVROS de escritores locais, promovido pela Academia Araçatubense de Letras; e a atração principal será Emanuel Marinho (Dourados-MS).
com o espetáculo “Solo para Palavras e Sanfona de Brinquedo”. Imperdível.

Durante a Semana da Literatura, haverá a venda de livros no local, promovida por sebos e livrarias. Este escriba, que também é secretário da Cultura de Araçatuba, conta com sua presença.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Membro da Academia Araçatubense de Letras. Atualmente é Secretário da Cultura de Araçatuba.

Mais informações: http://www.concursodecontos.blogspot.com/

Um comentário:

Patrícia Bracale disse...

Parabéns pela Menina dos olhos.