AGENDA CULTURAL

19.1.11

Um amigo que é amigo dos livros

Capa do livro
João Batista Marques, quando em 1972, cheguei para lecionar em Rosana-SP, ainda era distrito de Teodoro Sampaio-SP, encontrei um senhor, mais velho, que além de ser meu aluno no ginásio, era também funcionário da Sucen. Trabalhava no combate à malária e era apelidado de João Morto - pouca conversa e meio surdo,

Naquela época, ele já era amigo dos livros. Era uma pessoa com quem dava para dialogar naquele deserto de cultura erudita. Chegou com a esposa, a Valdelice, e a cunhada Verônica. Ele morava numa casa que ficava na última rua do povoado.

Assim, com ele, este blogueiro, um professor de Português recém-formado, junto com o amigo Tito Damazo, fizemos um jornalizinho mimeografado, ou melhor, duplicado a álcool. Chamava-se Três Fronteiras, pois Rosana era São Paulo e fica bem no finalzinho do estado, na região chamada Pontal do Paranapanema, fazendo divisa com Mato Grosso (não havia sido dividido) e Paraná.  Além de ser um lugar sem recurso algum, chamávamos a cidade de "cu do mundo", pois quase caía do mapa paulista.
Rosana de 1972, como era 
a cidade quando por 
lá fui lecionar

Depois de minha saída de Rosana, volta para Araçatuba, João Batista Marques também regressou para a sua terra, Panorama-SP. E sobre ela já escreveu alguns livros, o último foi "E o Burgo se Moderniza", 208 páginas. Parabéns!


Quem quiser conhecer a Rosana de hoje, 
acesse aqui Acesse aqio

3 comentários:

Anônimo disse...

Helio, onde encontro o livro do "João Morto"?
Ana Rosa.

Hélio Consolaro disse...

Ana Rosa, ele me mandou pelo correio. Se quiser, posso emprestar o meu. Bjs

Amorim Sangue Novo disse...

JOÃO BATISTA MARQUES LANÇARÁ SEU QUARTO LIVRO - LEIA MATÉRIAS

Panoramense deverá lançar seu 4º livro
http://radioboquinha.blogspot.com.br/2012/09/panoramense-devera-lancar-seu-4-livro.html

"João Morto" lançará seu 4º livro em Panorama
http://radioboquinha.blogspot.com.br/2012/10/joao-morto-lancara-seu-4-livro-em.html