AGENDA CULTURAL

13.4.11

Araçatuba está mudando


Hélio Consolaro*
Fotos: Alessandro Iwata


Sempre digo que Araçatuba é uma cidade carregada de contradições em  sua trajetória. Sempre tivemos prefeitos com a vida política comprometida. Agora que temos um prefeito com vida pregressa limpa em termos de fórum e Justiça, magrinho, com imagem de modernidade, os “donos da cidade” querem imputar-lhe todo o tipo de defeito. Como a dizer:

- Você vai ficar mais sujo que nem pau de galinheiro! Igual nóis!

Araçatuba já foi conhecida como caloteira, pois a antiga AEA – time de futebol – não pagava ninguém. Essa má fama era terrível para quem morava fora ou se relacionava com outras cidades.

Nossa cidade teve prefeito que havia dado o golpe do consórcio. Saiu reportagem em toda a mídia nacional a respeito. Ele foi a primeira vítima da lei do colarinho branco. Naquela época, o araçatubense tinha vergonha de dizer a sua origem, qual era a sua terra.

Tivemos político que lançou a mulher como candidata, e ganhou duas vezes, porque não podia ser candidato, estava com os direitos políticos cassados por improbidade administrativa. Já fomos cidade da dengue, da leishmaniose, do prefeito cassado em final de mandato.

Na eleição de 2008, a cidade optou por uma renovação. Liderança nova, gente diferente. Quis limpar o nome na praça. E conseguiu. Estamos aparecendo na mídia de forma positiva.

O então presidente Lula não se cansava de falar de Araçatuba no final de seu mandato. O prefeito Cido Sério aparece no programa do PT como liderança emergente. O seu próprio adversário político em 2008 e em futuras disputas eleitorais não é um velho coronel, é um nome novo na política araçatubense.

As atividades culturais de Araçatuba já começam a aparecer no Estado de São Paulo. O Balé Municipal é divulgado pela revista de circulação estadual “Culturando”. O Concurso de Contos Cidade de Araçatuba é apresentado e elogiado no jornal da União Brasileira de Escritores.  

Se não tivemos sorte no futebol, ela veio pelo vôlei. Uma forma empresarial de organizar  equipes esportivas. A Reunidas Paulista projeta Araçatuba por todos os cantos do Brasil. Até o empresariado local está se renovando.

Mas o maior orgulho, para quem tem mentalidade arejada, foi a resposta da torcida araçatubense à belo-horizontina. Enquanto Minas Gerais, da metrópole Belo Horizonte, hostilizou a homossexualidade do atleta Michael,  a provinciana Araçatuba pintou de rosa o Ginásio de Esportes Plácido Rocha, como apoio ao atleta, numa demonstração de que está pronta para entender as diferenças.     

Nessa marcha, Araçatuba ficará livre do coronelismo, do carrancismo, da intolerância. Conservando as tradições, mas incorporando o novo em seu comportamento. Como costuma dizer o prefeito Cido Sério: “Araçatuba é o melhor lugar do mundo para morar”.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Membro da Academia Araçatubense de Letras, da UBE e da Cia. dos Blogueiros. Atualmente é secretário da Cultura de Araçatuba.     

2 comentários:

Luis Gustavo Noce Cruz disse...

Hélio, gosto muito de você e achei brilhante essa sua análise, só não achei legal a relação que você quer estabelecer entre o projeto do Vôlei, que felizmente está dando certo e projetando a cidade positivamente, com a administração Cido Sério, que de moderna não tem nada. Abraços.

Unknown disse...

A relação feita foi para mostrar que Araçatuba continua a mesma...
Deixa o VF brilhar em paz!