AGENDA CULTURAL

12.8.12

Dia do "paiaço"



Hélio Consolaro*

No domingo, caro leitor, pai, o “paiaço” da casa, será homenageado. Presente para pai é bem prático: meias, cuecas, lenços. Comprados com seu cartão de crédito.
- Mãe, que vou dar pro pai? – pergunta o filho.
- Ele está totalmente sem meias... – responde a mãe.
- O desodorante dele está no fim, aquele da Natura.
As lojas nem fazem muita propaganda na comemoração do Dia dos Pais, vendem pouco. Se a mãe é a “rainha do lar”, ele é o príncipe que virou sapo.
O homem sempre é um coadjuvante. Na cerimônia do casamento, um penduricalho. Todos só têm olhos para a noiva. Nasce o filho, ele fica no colo da mãe; o pai, quando for consciente e dedicado, o máximo que faz é ficar em volta do recém-nascido, sem saber o que fazer.
Para aliviar, quebrar o gelo, alguém aparece para dizer:
- Nossa! Como se parece com o pai!...
Aquela criaturinha, ainda sem feição, mais parecida com pão na bacia, sem forma e individualidade, só se parece mesmo com Deus. O antropocentrismo decadente ainda predomina.
Nem as igrejas falam mais que “Deus é pai”, porque correm um risco danado de ficarem vazias:
- Mãe, se Deus for ruim como meu pai, não quero saber dele, não!
Agora, as mulheres estão por cima, porque são mais emoção e menos razão... O homem? Um cara racional, durão, nada holístico. Essas coisas...  
Se seus pais forem separados, mas não comandam dois batalhões em guerra, pois conversam entre si, certamente, você passará o domingo com ele. Mas levará o recado:
- Fale para o seu pai mandar a pensão!
Quem tem ex-mulher e ex-secretária, não precisa de inimigo. Acaba em CPI.
Pai ou “paiaço”, deixemos de reflexões. Domingo, o churrasco é seu. Talvez na casa da ex-sogra, porque a família em nossos dias não é só pai, mãe e filhos, todos morando debaixo do mesmo teto.
Família, hoje, tem gay, lésbica, sapatão, veado. A ex, o ex, a atual, o atual. Talvez, tenha filho com várias mulheres, e vai precisar fazer a via-sacra, como político em campanha eleitoral: ficar um pouco em cada lugar.
Tudo bem! Fazer o quê? O mundo é assim mesmo, a vida é um caleidoscópio.   

Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Atualmente é secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP

2 comentários:

HAMILTON BRITO... disse...

" familia de hoje tem gay, sapatão, lésbica, viado..."
Eita, na minha tem isso não. só se for ai no seu bairro. Tiscunjuro mizifio ! Mangalô tres vezes...

Nélsinês disse...

A crônica, é tri demais! Só exconjuro, junto com HBrito, a parte que ele já assinalou. Mas, menos mal que Consa só disse que nas famílias tem... Que tem, infelizmente, tem. Mas, família jamais pode ser composta a partir de...
Outro ponto a assinalar: hoje muitos pais recebem homenagem, muitos não recebem. Entre uns e outros, há os que não recebem tanto quanto mereciam, há os que não merecem quanto recebem. E há que se lembrar das mães que fazem o seu papel e mais o que os pais desnaturados deveriam fazer e não fazem. Esses que são pais por simples circunstâncias biológicas, também tem. E aos montes! A eles, um lamento no dia pelo qual não recebem minha homenagem.