AGENDA CULTURAL

30.10.11

Manhã nublada e harmonia sonora - OFBHI

Hélio Consolaro

Neste domingo, 30 de outubro de 2011, nas amplas instalações do Vívere Eventi, em Araçatuba-SP, as famílias tiveram oportunidade de ter um domingo diferente, começando às 10h30 com a apresentação da Orquestra Filarmônica Brasileira de Humanismo Ikeda, mantida e organizada pela entidade BSGI, com sede no Japão e esparramada em 192 países. No sábado, a vizinha Birigui não teve igual sorte, pois o concerto a céu aberto foi transferido minutos antes a um ambiente fechado, por causa de um forte temporal.
Como secretário da Cultura de Araçatuba, eu tive o privilégio de ver a passagem de som, aquele acerto prévio, da orquestra. Essa foto representa esse momento. Na regência, Alexandre Conceição Pinto  

O maestro Alexandre Conceição Pinto, 36 anos, regia a orquestra na execução das músicas brasileiras. Ele é um músico formado pela própria orquestra. As músicas com caráter mais temáticos, dentro do pensamento da BSGI, ficavam a cargo da maestro Sérgio Ogawa. 
Grande público presente no Vívere Eventi, com 1.200 cadeiras. Havia caravanas de cidades da região, como Penápolis, Lins, Andradina, etc.
A marca de Alexandre era a alegria, o sorriso, a paciência didática de explicar ao público a formação da orquestra. Já Sérgio Ogawa é um maestro bailarino. Dançava ao ritmo das notas musicais antes que elas fossem sonoramente emitidas. A sua batuta parecia buscá-las no ar.

Foi um espetáculo muito bonito. Estiveram presentes os secretários municipais Hélio Consolaro (Cultura), Beatriz Nogueira (Educação) e o prefeito Cido Sério. Também esteve presente a vereadora Edna Flor.

Um comentário:

Maira Pedrozo disse...

Muito obrigada por compartilhar conosco mais um evento da SGI. É de grande importância para os membros da SGI ver que cada vez mais pessoas buscam pela paz. No link abaixo é possível visualizar mais fotos do evento:
http://www.olhonofoco.com/?p=374