AGENDA CULTURAL

21.10.11

A morte de Kadafi - indignação



Unir a mais firme resistência ao mal com a maior benevolência para com o malfeitor. Não existe outro modo de purificar o mundo. – Mahatma Gandhi


Hélio Consolaro

A morte de Muamar Kadafi me chocou significativamente. Sei que ele não merecia este meu sentimento,  era um ditador, não respeitou seus compatriotas, devia ter se retirado de  cena, exilando-se noutro país, evitando  tanto derramamento de  sangue.  Indignei-me com minha condição humana.
Também sei, nas horas de decepção e niilismo total, que o ser humano é isso aí: o último cocô que o urubu deixou sobre o  toco. Não haverá mundo melhor. Somos um projeto abandonado no espaço,um satélite  desgovernado.
O cristianismo fala alto em mim, pois nasci numa cultura cristã, mas Mahatma Gandhi me influencia significativamente. Nem caberia a conjunção “mas” porque o cristianismo primitivo é bem parecido com as propostas do profeta indiano.   
Não acredito na violência e acho que usar o mesmo método do adversário para combatê-lo, não constrói nada digno. O barbarismo só muda de lado. Será que o  Conselho Nacional de Transição terá condições de construir uma Líbia livre? Do solo regado com sangue, só nascerão espinhos.

Biografia de Gandhi

Mohandas Karamchand Ghandi foi um grande líder espiritual e pacifista indiano. Filho de pai político e mãe religiosa, Ghandi nasceu na cidade indiana de Bombaim, no dia 2 de outubro de 1869. Durante a infância e adolescência foi educado na Índia. Ao fim da adolescência foi estudar em Londres (Inglaterra), onde cursou direito. Ao graduar-se advogado retornou para a terra natal, onde se tornou membr(...) [+]

2 comentários:

Paulo de Carvalho disse...

Perfeito Hélio. Tenho justamente a mesma opinião.

ZRG Sons e Vínculos disse...

Cada cultura tem a sua solução para suas questões. Imagino que quem teve a mãe, o pai, irmãos, tios, primos e amigos mortos por esse carinha não deve ficar fazendo preleções de resolver tudo na paz e amor. Essa história de achar que todo ditadorzinho tem um Q de benevolência, cansa Consa. Que Alá aplique uma surra bem dada quando Kadafi chegar por lá.