AGENDA CULTURAL

13.12.11

Farol Preguiças e meninos poetas

O nome Preguiças advém do nome rio. Mandacaru é o povoado que surgiu em torno do farol, com um pequeno  comércio. Até meninos e meninas  declamam  poesias de Gonçalves Dias, Ferreira Gular  e cantam músicas nordestinas para pegar um trocado dos turistas.




Logo ao descer da voadeira, subindo uma rampa  para Mandacaru, os turistas encontram uma barraca que vende todo  tipo de garrafadas e  batidas.  





Torre de concreto branca, cônica, quatro faixas pretas, quatro costelas, dupla galeria. Está localizado no povoado de Mandacaru, na foz do Rio Preguiças no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses da Microrregião dos Lençóis Maranhenses
A cidade mais próxima é Barreirinhas, sede do município de mesmo nome. Foi inaugurado em 1909, era todo  feito  de ferro. Em 1940, foi reconstruído de concreto. De seu cimo há uma soberba vista sobre a região circundante e parque.
Vista de  cima do farol. Para subir, são 60  degrau. A  Japa  criou coragem e galgou os degraus, me neguei a  tal ousadia.Fui tomar goles de garrafada
Fila para subir o farol. Antigamente,  tal ousadia era paga, hoje é totalmente
gratuita
O garoto Giovani  declamou a Canção do Exílio, um trecho de I Juca Pirama  e um poema curto  de Ferreira Gullar para ganhar R$  4,00 dos  presentes.Há várias  crianças disputando as moedas dos visitantes com seus poemas decorados. No futuro, serão mesmo poetas? O Maranhão tem revelado excelentes  escritores.   

Nenhum comentário: