AGENDA CULTURAL

4.8.12

Teatro para jovens em Araçatuba: Um rap para Teodora

Espetáculo dirigido ao público jovem que utiliza a linguagem do movimento hip-hop para apresentar ao público uma das mais importantes obras da literatura de cordel “A História da Donzela Teodora” recolhida de literatura oral em versos e prosas transformado em cordel por Leandro Gomes de Barros. O cordel conta a história de uma jovem que seria vendida como escrava foi salva por um comerciante, que viu na moça traços de fidalguia e de honestidade e como transformou a realidade a sua volta através do conhecimento.

O principal objetivo é apresentar o cordel – um traço de nossa rica cultura popular – através do rap, o repente, o break e o grafite em sua encenação traçando assim um paralelo entre a cultura popular tradicional e a cultura urbana para contribuir para que traços de nossas tradições sejam descobertas pelos que as desconhecem e não se perca entre tanta modernidade e tecnologia. Traz cenários desenvolvidos a partir da obra em grafite da artista Tikka Meszaros e arranjos musicais em rap de Iuri Stocco.

Após a apresentação do espetáculo os espectadores são convidados a participar de uma “Rinha de Mc’s” e versar sobre temas do espetáculo que acabaram de assistir.

Nenhum comentário: