AGENDA CULTURAL

19.9.12

Mais de 6 mil alunos tiveram contato com escritores


Vencedores e autoridades durante a premiação
A 4ª Jornada de Literatura de Araçatuba, realizada de 1º a 14 de setembro de 2012, foi um verdadeiro sucesso. Mais de seis mil alunos das escolas municipais, estaduais e particulares participaram. Ao todo, 22 escolas receberam os escritores convidados. “O resultado foi excelente. Foi o contato com a literatura, com quem faz literatura”, afirmou o secretário municipal de Cultura de Araçatuba, Hélio Consolaro.

As escolas da cidade fizeram questão de participar. “Em uma única unidade cerca de 600 alunos tiveram contato direto com os escritores. Muitas escolas participaram com os três períodos”, afirmou o secretário.
Hélio Consolaro
Para que a jornada alcançasse esse sucesso, as parcerias foram fundamentais. A União Brasileira de Escritores (UBE) de Araçatuba e região proporcionou o encontro com o escritor e vice-presidente da UBE, Menalton Braff. A Academia Araçatubense de Letras, pois oito acadêmicos participaram das visitas, assim como  o Grupo Experimental. Diretoria de Ensino abriu as escolas  estaduais para as visitas dos escritores.O Sesc convidou o escritor Fernando Bonassi, que manteve uma bate-bate com 300 alunos do projeto Sala de Leitura no anfiteatro da EE Manoel Bento da Cruz.

Neste ano, quatro escolas  municipais  participaram da 4.ª Jornada de Literatura, com  a  visita do  escritor Gabriel Araújo dos Santos, o  Vovô Bié. A literatura infanto-juvenil é  um setor editorial  que movimento bem o mercado  de  livros  no Brasil. Em 2013, certamente, haverá edital  do Fundo  Municipal de Apoio  à Cultura para publicação de livros  infantis.

CONCURSO DE CONTOS
Antes das atividades da “Jornada”, houve o 25.º Concurso de Contos Cidade de Araçatuba, cuja culminância se deu na solenidade da entrega dos prêmios na noite do dia 14 de setembro  Neste ano, 592 pessoas se inscreveram.
 O evento contou com a presença de convidados e premiados na platéia, além de autoridades que durante a cerimônia fizeram questão de destacar a importância da literatura em nossas vidas.

A premiação contou com a presença dos vencedores regionais: Francisco Carlos Pereira com o conto “Lussanvira”, primeiro colocado; Rita de Cássia Zuim Lavoyer com o conto “O beijo da serpente”, segunda colocada; e Larissa Firmo Alves Marzinek com o conto “O loiro e o Ouro Negro”, em terceiro lugar. Todos de Araçatuba. Confira a relação completa dos vencedores de todas as categorias no blog.

Durante o evento, todos que comparecerem receberam gratuitamente o livro “Contos Selecionados”, como ocorre desde 2009. O livro é uma publicação dos contos selecionados pela comissão julgadora vencedora.  Além dos cinco contemplados com menção honrosa.
O livro "Contos Selecionados 2012"

Um comentário:

Anônimo disse...

Não foi nenhuma surpresa para mim a disciplina e ordem dos alunos com quais tive uma feliz convivência e um proveitoso proseio, todos muito interessados nas leituras, e perguntas assaz inteligentes e oportunas me foram feitas. Teve uma escola em que os alunos me receberam com um hino em minha homenagem. Sinceramente, fiquei a matutar: são essas crianças que vão propiciar um futuro melhor para o nosso Brasil. Parabéns ao Sr. Secretário de Cultura, parabéns a todos os envolvidos na formação cívica, moral e cultural dessa encantadora e animada criançada.
Retornei a Campinas carregado de emoção e muita saudade. Abraços a todos.

Gabriel Araújo dos Santos