AGENDA CULTURAL

2.1.13

Tanto inventou que Deus a chamou para si





Várias fotos do Barracão Cultural na Expô 2004, em Araçatuba
Hélio Consolaro*



A notícia veio de chofre: a Fátima morreu! Caramba, esperamos a morte de uma porção de gente, capegando, perrengue, com idade provecta, mas de repente chega a notícia da morte de uma pessoa cheia de vida, prenhe de projetos.

Capa de livro com arte de Fátima


Quem é de Deus também morre. Aliás, ele chama os seus com mais pressa, quer suas companhias: Maria de Fátima de Deus Ribeiro, esposa de Aurélio Ribeiro (antiga família Pintão, de Bilac). Família proprietária dos supermercados Amália. O casal adorava comer pizzas na Dona Oliva, pizzaria da av. da Saudade, em Araçatuba.



Ela participou do Grupo Experimental da Academia Araçatubense de Letras por alguns anos, escrevia, mas tinha mais facilidade para as artes plásticas. Aurélio era seu marido, tinha dois filhos (Plínio e Priscila). Morava em Bilac numa bela casa e seu sonho era morar em Araçatuba, mas nunca deu certo. Foram para São Paulo.

Yara Pedro de Carvalho (escritora e acadêmica da AAL) e Maria de Fátima de Deus Ribeiro (em azul e branco)


Em 2004, fizemos uma loucura, juntamos alguns carros e viajamos para Cabo Frio, onde passamos o réivellion. Todos apertados num só apartamento com as famílias. Fátima e Aurélio faziam parte da caravana. Na volta, passamos em Petrópolis para visitar a família de Ângela Gomes, recém-chegada a Araçatuba. Por lá nos arranchamos por alguns dias.

A jovem Fátima Ribeiro


Maria de Fátima foi uma grande parceira do Barracão Cultural na Expô 2004, quando pela primeira vez pusemos a cultura de Araçatuba no evento agropecuário. Ela organizou a parte de artes plásticas, mas havia barzinho, palco, shows musicais até madrugadão.

Na época, este blogueiro era presidente da Academia Araçatubense de Letras, entidade mentora do barracão. As fotos revelam o esmero e a dedicação dela no evento. Sobravam algumas dívidas para serem pagas (e foram pagas), mas valeu a pena o sacrifício.

       

8 comentários:

HAMILTON BRITO... disse...

Quem sabe a gente possa fazer um evento, sarau, sei lá, em homenagem a ela.

Anônimo disse...

Não tive o prazer de conhecê-la pessoalmente, mas, fico imensamente triste com a repentina notícia. Que Deus a tenha e conceda o consolo necessário para a sua família.
Antenor Rosalino

Anônimo disse...

Não tive o prazer de conhecê-la pessoalmente, mas, fico imensamente triste com a repentina notícia. Que Deus a tenha e conceda o consolo necessário para a sua família.
Antenor Rosalino

Anônimo disse...

Tive o prazer de conhecer tao brilhante criatura,meiga,humana,amiga dela me tornei,a considero aquela pessoa que veio ao mundo e não passou
em brancas nuvens,fez da Academia com um trabalho de fotos a dinâmica da mesma,deixando-a mais viva! Fez muito mais,é o retrato do amor pelas artes Que Pena Cara amiga, mas
acho que Deus quer voce lá no céu
para deixa-lo mais bonito!
marianice

Simone Leite Gava disse...

Nossa! Cheia de vida. Participamos juntas do livro "Outros Olhares", ela fez uma parceria com Tito Damazo. Chocada!

Heitor Gomes disse...

Meus pêsames a família. Uma vez participei de um sarau no lançamento do livro do autor deste blog na cidade de Bilac e depois fomos almoçar em sua residência como convidados dela e seu marido. Participei de muitas reuniões do Grupo Experimental junto com ela. Que descanse em paz. Abraços ao marido!

osvaldir magrão disse...

Nào tive muito contato, mas me recordo desse barracão cultural...foi uma invenção diferente.... imaginação não a falfava...

margareth martins disse...

Sim conhecí a Fátima...trabalhamos juntas numa montagem de expo no Senac. Pessoa linda, iluminada, talentosa...Uma "partida" q eu diria "fora de hora"...fico tristeeee...