AGENDA CULTURAL

24.3.13

Faleceu patrono da Academia Araçatubense de Letras


Morreu, aos 97 anos, em São Paulo, o acadêmico e jornalista João de Scantimburgo, ex-diretor dos Diários Associados e Correio Paulistano e fundador da TV Excelsior. João faleceu na madrugada desta sexta-feira (22 de março de 2013), na clínica Elite Residencial, no Pacaembu, vítima de uma crise de diabetes. Seu corpo foi velado na Assembléia Legislativa,  e foi sepultado no sábado (23/03/2013), no mausoléu da família, no Cemitério São Paulo, ao lado do corpo de sua mulher, a condessa Anna Teresa Maria Josefina Tekla Edwige Isabella Lubowiecka. O acadêmico não deixa filhos nem netos, apenas a sobrinha Beatriz Kerr Anders Couve Mourville, que cuidou dele desde que adoecera, há seis anos.
Geraldo Holanda Cavalcanti, secretário-geral da ABL, decretou luto oficial por três dias e que a bandeira da ABL foi hasteada a meio mastro, e  a sessão acadêmica da próxima quarta-feira (27) será transformada em sessão da Saudade. Logo após a cerimônia, a diretoria vai declarar vaga a cadeira nº 36, cujo patrono é Teófilo Dias, tendo como fundador Afonso Celso. Os possíveis candidatos a substituir João de Scantimburgo terão um mês para fazerem suas inscrições.

Por iniciativa dos fundadores da Academia Araçatubense de Letras (1992), João de Scantimburgo era o patrono da entidade. Ele esteve várias vezes em Araçatuba, nas sessões solenes anuais da AAL, seus discursos eram bem longos.

3 comentários:

HAMILTON BRITO... disse...

Rest in peace.

Heitor Gomes disse...

O que é esse negócio que o Brito falou? Ele chamou o homem de que?

Anônimo disse...

como saber se a condessa teve descendentes antes de casar com
o João Scatimburgo?