AGENDA CULTURAL

15.3.13

1.ª Mostra reúne fotos de Araçatuba do passado e presente

O passado e presente de diversos espaços de Araçatuba são o foco da mostra “Araçatuba Ontem e Hoje”, que pode ser visitada no Museu Histórico e Pedagógico Marechal Cândido Rondon até o dia 6 de abril. São 36 fotos de 18 locais da cidade. A entrada é gratuita.

As imagens antigas pertencem ao acervo do museu e as atuais foram feitas pelo chefe de serviço de museus, José Fernando Bacelar, há cerca de duas semanas. De acordo com Bacelar e Margareth Martins, diretora do Departamento de Preservação do Patrimonio Histórico, Cultural e Artístico da Secretaria Municipal de Cultura, muitas fotos do acervo não tem data, mas há algumas datadas de 1920 até o final dos anos de 1960.

Uma imagem da rua 15 de Novembro, por exemplo, mostra o local sem asfalto e sem prédios. O comércio antigo da rua Marechal Deodoro da Fonseca é mostrado em outro painel, e logo abaixo é possivel ver o crescimento do número de lojas e da estrutura.

Outros espaços são o Cólegio Nossa Senhora Aparecida e a Acia (Associação Comercial e Industrial de Araçatuba), que tiveram a construção projetada e coordenada pelo italiano Albnio Marinelli, o mesmo responsavel pelo portal do Cemitério da Saudade, como frisa Magareth. Diferente do colégio, que foi preservado, o antigo prédio da associação foi completamente descaracterizado.

Há ainda imagens da avenida Brasília, da rua Princesa Isabel, do espaço onde se localiza hoje a Biblioteca Municipal (e antes abrigava o primeiro transmissor da Rádio Cultura), da praça São João e da Igreja (quando ainda não haviam sido instalados aos relógios nas torres), o Cine São Francisco (que hoje dá lugar a uma loja de eletroeletrônicos e móveis), entre outras.
Épocas

De acordo com Margareth, a ideia é transportar o publico a determinadas épocas e possibilitar, que comparem locais da cidade nos dias atuais. “As pessoas vão conhecer como eram esses lugares há alguns anos. E vai chegar um dia em que as fotos tiradas há duas semanas serão antigas”, diz. Como ressalta ainda Bacelar, as modificações na arquiterura são muito relevantes.

Um filme feito no formato super-8 pelo médico Antônio Uchôa (falecido em fevereiro deste ano), na década de 1960, é exibido aos visitantes e mostra diversos pontos da cidade, como a rodoviária (ainda em inicio de construção), o Country Clube, o comércio central, entre outros. O vídeo foi digitalizado e integra o acervo do museu, junto a outros filmes em formato original.

Agenda:
“Araçatuba Ontem e Hoje”
Dia: até 6 de Abril
Local: Museu Histórico e Pedagógico Marechal Cândido Rondon (rua 15 de Novembro, 247, Centro, Araçatuba)
Horário: das 14h às 17h às segundas-feiras; das 8h às 17h de terça a sexta; e das 8h às 12h aos sábados
Entrada Gratuita
Informações: (18) 3625-3392

Talita Rustichelli
Folha da Região - Araçatuba

Nenhum comentário: