AGENDA CULTURAL

18.3.13

Oficina de caricatura com Deva Bhakta.


PROGRAMAÇÃO CULTURAL
Março 2013
O Sesc Unidade Birigui realiza está semana oficina de caricatura com o caricaturista Deva Bhakta.


          
Caricaturando é uma atividade cultural que envolve exposição de caricaturas de personalidades relacionadas com a poesia ou reflexão filosófica, oficina de caricatura e performance com a produção de caricaturas ao vivo do publico que estiver presente no evento.

Seu objetivo é com a exposição de caricaturas de poetas, músicos e teóricos, oferecer um ambiente cultural por meio da acessibilidade de uma produção artística que abordará temas e personalidades importantes para nosso desenvolvimento cultural e artístico.

            A performance que consiste em fazer caricaturas ao vivo do publico presente no evento é uma forma de oferecer uma atração artística e presentear um publico representativo (quantidade limitada de pessoas) que irá levar para casa a sua caricatura assinada por um artista reconhecido.


A oficina

            A oficina tem o objetivo de apresentar algumas técnicas de fazer caricaturas e a sensibilização, através de exercícios práticos, como resultado de observações dos traços marcantes das pessoas.
            Por meio dos exercícios conseguimos perceber e registrar em forma de desenhos as principais características de pessoas comuns e de personalidades.
            Além do conhecimento técnico a oficina é um espaço para conscientização do poder dos desenhos de humor frente á           opinião pública e seus devidos cuidados para não se tornar um instrumento depreciativo e ofensivo, evitando o grave erro de se tornar pejorativo e preconceituoso, não se limitando ao espaço superficial dos estereótipos.

A caricatura tem uma grande importância no parâmetro cultural, usada como interação com o público, como expressão do caricaturista frente a uma personalidade notória ou anônima, ou como representante de uma crítica política e social. Portanto a caricatura tem esta força de integração que tramita entre o cômico e a crítica, representando sempre a principal característica da pessoa, seja da fisionomia ou da personalidade.         

A exposição conta com 16 caricaturas de personalidades relacionadas com a poesia ou reflexão filosófica contendo fragmentos de sua produção literária fazendo uma relação entre a arte visual e a representação textual de alguns poemas, expressos em painéis de MDF na dimensão de 65cm x 90cm x 0,01cm, pintadas com técnica de tinta acrílica.
           
Serão elaboradas caricaturas inéditas para essa primeira exposição a partir da releitura de outras versões da exposição intitulada como CARICATURAS POÉTICAS, realizada em diversos locais nesses últimos anos.
           
Deva Bhakta

Dário das Dores Agostinho, 40 anos, conhecido como Deva Bhakta, formado em Pedagogia pela UNESP de Presidente Prudente, atua nas áreas de artes visuais há 16 anos, com produções artísticas e formação de público.
Graduando no curso de Artes Aplicadas na Universidade Federal de São João Del Rei-MG.
Artista plástico e arte educador, natural de São Paulo-SP, reside na cidade de Presidente Prudente-SP.



Serviço
O Sesc Unidade Birigui realiza no dia 21/03 às 17h na praça José Xavier Soares uma Vivência artística com o caricaturista Deva Bhakta,  nos dias 22 e 23 a oficina de Caricatura na Biblioteca  Municipal de Birigui das 12h até 18h e do dia 25/03 até 14/04, das 8h às 16h na Biblioteca Municipal Dr Nilo Peçanha o exposição de Caricaturas Poéticas.Classificação livre. Todos os eventos são gratuitos.

Contato
(18)8146-5928
(32)9166-864

Nenhum comentário: