AGENDA CULTURAL

12.3.13

Quem és tu Bibliotecário?



12 de março, Dia do Bibliotecário. Parabéns a todos os bibliotecários e bibliotecárias.

Claudio Hideo Matsumoto – Bibliotecário da Faculdade de Odontologia de Araçatuba - Unesp

Sou o guardião do passado, do presente, e quem sabe, do glorioso futuro a ser escrito. Sob a minha guarda repousa o maior tesouro da humanidade, o conhecimento. Guardião da memória não só da minha nação, mas de toda humanidade. Do fruto do meu trabalho minucioso, foram edificados milhares de possibilidades entre os pequenos e as grandes descobertas do homem, de um povo e de toda a humanidade.

Sou um soldado que luta contra todos aqueles que fomentam a dominação. Meu lema é lutar contra a ignorância e a usurpação da liberdade dos povos. Em meio à poeira do tempo, sou testemunha das maravilhas da humanidade, e também, das lembranças sombrias que não podem ser esquecidas. Ao longo de toda a minha existência, tenho a grande missão, de todas as formas, a perpetuar e transmitir a futuras gerações, todo legado da humanidade.

A biblioteca é a minha casa, meu monastério, meu santuário, ela é a memória dos homens, o seu cérebro, o seu conteúdo, o remédio contra os maiores males da sociedade, a alienação. Os livros são as minhas ferramentas, grandes conselheiros, neles estão gravadas os maiores prodígios do ser humano.

Fico vagando pelos corredores, entre a poeira acumulada sobre as folhas dos livros tenho, no meu ofício, o elo de transmissão do saber e da cultura. Enfim, que a cultura e o saber sejam o símbolo de liberdade dos povos. Sob a minha guarda estão os dicionários, as enciclopédias, os livros das ciências e artes, etc.


Apesar dos antigos desafios, surgem novos desafios, a transição do impresso para a mídia digital. Com isso, temos a missão de abrir as portas para novos serviços cada vez mais inovadores, difundindo o conhecimento para além das prateleiras das bibliotecas tradicionais, estando à frente da criação das bibliotecas digitais.

Com o sentimento de cumplicidade de transmitir o conhecimento, é de minha responsabilidade não deixar cair no esquecimento. Cumprindo a longa jornada, levar informação e conhecimento, salvando vidas, edificando obras, e dando aconchego aos espíritos que a procuram.

Como dizia Umberto Eco em sua obra, o bibliotecário defende os livros não só dos homens, mas também da natureza e dedica sua vida a esta guerra contra as forças do esquecimento, que é o inimigo da verdade.

Esperamos que a sociedade dê a sua devida importância. Porque temos o dom de humanizar, a capacidade de inovar, de renovar forças, de acreditar sempre que é possível, com a informação e o conhecimento, formar plenamente o ser humano, para serem críticos e atuantes, e serem verdadeiramente cidadãos plenos.

Que no seu dia a dia transmita o entusiasmo e a alegria de sua escolha profissional. Ser persistente e abnegado, uma sensibilidade necessária para quem se propõe a buscar, informar e formar cidadãos.
Sem os bibliotecários, a humanidade seria uma vaga lembrança.


2 comentários:

Anônimo disse...

Que lindeza, Cláudio!
Parabéns!

Wanilda Borghi

Anônimo disse...

Que lindeza, Cláudio!
Parabéns!

Wanilda Borghi