AGENDA CULTURAL

30.4.13

Comemoração ao Dia Mundial da Dança encanta ao público

Em comemoração ao Dia Mundial da Dança, a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), realizou, neste domingo (28), no Teatro Municipal Castro Alves, mais uma edição do Dança Araçatuba. O evento contou com participação de diversas academias e grupos de danças da cidade.

Entre as interpretações, as mais variadas músicas e estilos musicais foram apresentados. Do clássico francês "Ne Me Quitte Pas" à irreverente canção "Alejandro" de Lady Gaga. Do sertão de Lampião, passando pelo som de rua do Hip-Hop, até os passos clássicos do balé, os dançarinos ousaram no palco e levaram ao público o melhor da dança. Mais do que uma homenagem, os dançarinos levaram ao palco uma pequena mostra do que é a verdadeira dança.

DESTAQUES

Nos passos simples das crianças do Sesi de Araçatuba, o público pode sentir a simplicidade e a meiguice transcendendo o palco. Já o Hip-Hop, levado pelas academias Academia Ana Maria Ballet e Academia Coopex Studio de Dança, deixou os espectadores em uma atmosfera de êxtase e movimento.

Aqueles que assistiam, puderam sentir a leveza dos passos clássicos de balé realizado por Maria Eduarda Fonseca da Silva, Academia Equilíbrio e Superativa Estúdio de Dança. Em meio aos sons e toques tradicionais, surge a canção francesa de Jaques Brel, "Ne Me Quitte Pas", na voz de Maria Gadu e que, interpretada pela academia Grupo de Dança Academia Ana Eliza Antunes, fez com que o ambiente do Teatro Castro Alves se transformasse num nobre salão parisiense por alguns minutos. 

Do cangaço de Lampião, surgiram os belos passos da dança contemporânea da Dançata Cia de Dança de Araçatuba, que deu um toque nordestino encantador. A música do oriente e a sensualidade da dança do ventre também mostraram seus movimentos ao público araçatubense por meio das academias Equilíbrio e Superativa Estúdio de Dança. O grupo Stella Maris Academia de Dança, levou duas apresentações solo ao palco com sons da musica clássica. O alto nível dos passos nas duas interpretações provocaram frisson na platéia.

FILME
Antes das apresentações, o público acompanhou um rápido documentário sobre a vida e obra de Roseli Rodrigues, personalidade que motivou o jazz a ganhar cara própria no País. Nessa categoria, os grupos que mostraram seus movimentos frente ao palco foram Academia Coopex Studio de Dança, Superativa Estúdio de Dança, Júnior’s Grupo de Dança e Academia Ana Eliza Antunes.

O evento mostrou não só o potencial das academias e grupos, mas também a importância da dança, que envolve crianças, jovens e adultos nesta importante expressão artística. O evento foi sucesso de público e palco, e foi suficiente para lotação de todas as acomodações do teatro.

Nenhum comentário: