AGENDA CULTURAL

24.4.13

Comemoração do Dia Mundial da Dança será no próximo domingo



No próximo domingo, 28, a Secretaria Municipal de Cultura realiza no Teatro Municipal Castro Alves as apresentações em comemoração ao Dia Mundial da Dança. As apresentações serão feitas por academias particulares, grupos de dança e o balé municipal de Araçatuba. O  evento terá início as 17h com a exibição do curta metragem, “Roseli Rodrigues – Poesia em Movimento”. As apresentações artísticas começam a partir das 18h. Todas as apresentações são gratuitas.

A data, que é celebrada no dia 29, foi antecipada para facilitar as apresentações e a participação do público.

Participarão desse evento as academias Academia Coopex Studio de Dança, Academia Ana Maria Ballet, Grupo de Dança Academia Ana Eliza Antunes, Maria Eduarda Fonseca da Silva, Stella Maris Academia de Dança, Dançata Cia de Dança de Araçatuba, Academia Equilíbrio Natália Silva Ballet, Sesi – Araçatuba, Júnior’s grupo de dança, Superativa Estúdio de Dança e o Balé Municipal de Araçatuba.

Poesia em Movimento

O filme Poesia em Movimento aborda a trajetória de Roseli Rodrigues (1955-2010), personalidade que motivou o jazz a ganhar cara própria no país. A estreia de sua primeira coreografia, Raça, com música de Milton Nascimento, definiu sua trajetória como uma criadora que encanta, contagia e impulsiona novos artistas.

A Raça Cia. De Dança virou referência no jazz do Brasil, e a arte de Roseli segue viva na dança e na memória de seus muitos alunos, bem como na de tantos outros artistas e do público em geral.

Origem da data

Apesar da comemoração passar despercebida pela maioria da população, ela foi instituída pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) em 1982. Somente nos ultimos anos é que ela vem ganhando destaque no Brasil.

A UNESCO escolheu o 29 de abril por ser a data de nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), bailarino e professor de balé francês, que se destaca na historia da dança por ter escrito um conjunto de cartas sobre o balé da sua época. Por coincidência, entre os brasileiros a data também pode estar associada ao aniversário de uma personalidade de indiscutível importância: Marika Gidali, a bailarina que, com Décio Otero, fundou o Ballet Stagium em 1971 em São Paulo, para inaugurar no Brasil uma nova maneira de se fazer e apreciar dança.

Agenda

28/04 - Domingo - Teatro Castro Alves
Apresentação das academias da cidade em comemoração ao Dia Mundial da Dança.
18h               Gratuito             Indicação: livre
Responsável: Secretaria Municipal de Cultura
Info: Secretaria Municipal de Cultura -  3636-1270

Nenhum comentário: