AGENDA CULTURAL

30.4.13

Contemplados com o Troféu Odette Costa 2013


A lei municipal que instituiu o troféu Odette Costa Bodstein, n.º 4905, de 23/10/1996, afirma que  a outorga do prêmio cabe à Secretaria Municipal de Cultura, sem estabelecer critérios e outras orientações.  

Assim, a equipe dirigente da Secretaria Municipal de Cultura se reuniu por três vezes para analisar os eventos culturais de maio de 2012 a abril de 2013, chegamos ao seguinte resultado:

Quem participou da discussão: Hélio Consolaro, Carlos Paupitz, Henry Mascarós, Margareth Martins, Tânia Capelari, Rosimeire dos Santos Locatelli,  José Fernando Bacelar, Osvaldir Pereira da Silva (Magrão), Soraia Solange Dias, André Luís Ferreira, Luana Clineia Leite.
   

Laerte Silva, em cena
AMÉM – Destaque nacional
Peça teatral da Cia. Uns e Outros – texto de Laerte Silva Jr. Representou Araçatuba em Curitiba no Festival de Teatro de Curitiba "FRINGE"
Politicamente correto!
Muitos...Talvez a maioria...Quem sabe?  Não concordaria com esta afirmação, quando nos referimos a um espetáculo que  demonstra um ativismo explícito até agressivo e que ao mesmo tempo desnuda a  possibilidade  factível de sermos seres capazes de nos indignar com a manipulação  a qual somos submetidos diariamente nos impondo o que é certo e errado. Hoje não só em nível municipal, mas influenciando e estimulando mentes em todo o Brasil a indagar, criticar e contextualizar. Ao sucesso de peças teatrais como esta eu digo AMÈM.   Chamo  Laerte Junior para receber o Troféu Odette Costa na categoria Destaque Nacional. Representou Araçatuba no Festival de Teatro de Curitiba – FRINGE.
A orquestra municipal de sopro Bruno Zago e o maestro Cid Fronta, com sax e barba 
Cid Frota – Destaque em música instrumental
Saxofonista e coordenador da Orquestra Municipal de Sopros Bruno Zago
Cid Frota não quer ser chamado de maestro, sua humildade permite ser apenas coordenador da corporação, mas, para nós é o nosso maestro. Homenageando-o, pensamos em todos os músicos da corporação que encanta a população com suas apresentações. Cid Fronta coordena, incentiva, cobra de cada um o maior empenho possível. Daí ser merecedor do Troféu Odette Costa 2013.


Talita Rustichelli - Destaque na Internet
Cantora, compositora, poeta, jornalista. Como lançar CD atualmente está fora de moda, a Secretaria resolveu dar o troféu para videoclipe.
Explicitando suas características assim ela se definiu:“Meio cantora, meio jornalista, meio sentimental, meio boca suja”Todas estas nuances que constroem a personalidade desta personagem tão rica, pressupõe Criatividade,  e esta  exatamente  é que determinou sua premiação como destaque da internet como o vídeo “Amor Analfabyte” - Talita Rustichelli e Banda Balaio de Vó. Não está na internet, não existe. 

Memória – Rafael Travassos
Exposição de fotos: Araçatuba em zoom
A memória de uma cidade pode ser preservada de diversas maneiras, e uma delas é através da arte e da cultura. Registros fotográficos, fotos documentais podem fazer isso, mas quando se faz isso com a introdução da arte, da poética, atingimos o que há de mais nobre da identidade local. Assim o fez Rafael Travassos, em seu projeto Arquitetura  em Zoom, subsidiado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Araçatuba, registrou edificações de Araçatuba através de fotografias. Esses registros se transformaram em uma mostra com as características históricas, artísticas e culturais da nossa cidade ao longo dos anos, que despertou no público a valorização pela memória. Pela valiosa contribuição no resguardo da memória local, o destaque é Rafael Travassos.

Thiago Rabello (Thiago Mosaico) –Artes Plásticas
Mosaico “Castro Alves” (na parede frontal do teatro municipal Castro Alves), mosaico de pinturas de Sílvio Russo (parede frontal do Museu Araçatubense de Artes Plásticas – MAAP). Projetos subsidiados pela Oficina Cultural Sílvio Russo e pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Araçatuba
Thiago Mosaico, como gosta de ser chamado, é um artista plástico que chegou recentemente a Araçatuba, pouco mais de dois anos, e travou incansável luta pela sua arte. Produziu na nossa cidade e região inúmeros painéis de mosaico, obras públicas e particulares, como a fachada do Teatro Castro Alves, os painéis do Museu Araçatubense de Artes Plásticas e os muitos mosaicos distribuídos pelo Resort/Hotel, Igreja São João e São Judas Tadeu. Além disso,  produziu grandes sequências de mosaicos temáticos, peixes e pássaros do Brasil, que mostrou em exposições individuais e coletivas, pelos saraus e eventos culturais que participou. Thiago participa ativamente da vida cultural de Araçatuba,  também ministrando cursos em seu atelier, promovendo oficinas e inserindo seus alunos no mercado de trabalho. Nesse curto período que reside em Araçatuba, Thiago já formou um grande grupo de mosaicistas. Atualmente ensina mosaico também na Fundação Casa. Pela enorme produção e qualidade dos trabalhos realizados em nossa cidade, premiamos Thiago Mosaico como Destaque nas Artes Plásticas.

Renê Ragi (Folha da Região)
Renê Ragi – destaque internacional
Nascido no Egito, escolheu Araçatuba como sua casa. Produziu acervo que circulam as cidades de Araçatuba e New Orleans.
Em Araçatuba, durante muitos anos, produziu grande parte de seu acervo, belíssimas pinturas que já circularam pelos cantos da cidade. Em Araçatuba, também ensinou arte, em seu atelier para artistas, em escolas municipais para crianças, e enfim, por onde passa deixa parte de sua arte. Atualmente divide seu atelier entre Araçatuba e New Orleans, levando para lá sua produção tupiniquim e trazendo para cá sua produção gringa, promovendo assim um grande intercambio artístico e cultural. Artista competentíssimo, conhecido nacional e internacionalmente, Renê Ragi é destaque internacional na cultura de nossa cidade.


Evento cultural de /organização coletiva: /Buteco Legal, realização do Sindicato Hotéis Restaurantes Bares Similares Araçatuba(Sinhores).

O evento Buteco Legal tem também o apoio da Prefeitura Municipal de Araçatuba (Cultura e Turismo). As atividades são divididas em formação (Sebrae), seleção dos botecos (Sec. Mun. Turismo e sindicato), a Grande Saideira, que é organizada na praça São Joaquim pela Secretaria Municipal de Cultura, juntamente com outras secretarias da Prefeitura e com apoio do Sesc. A participação da iniciativa privada no evento e sua divulgação sempre fica a cargo do Sinhores. A Grande Saideira está se tornando uma grande festa de Araçatuba. O troféu será entregue ao presidente do Sinhores de Araçatuba.

Literatura – Rita Lavoyer
Livro de poesia: “Partida”, lançado em agosto de 2012
Obras da autora

Ela escreve crônicas periodicamente em jornal da cidade, já publicou livros de literatura infanto-juvenil. Também aderiu à publicação de livros digitais em seu blog. Formada em Letras, pós-graduada em Crítica Literária, Linguística e Psicopedagogia. Promove cursos de formação, orienta escritores e está engajada na luta contra o bullying. Ela vai receber o Troféu Odette Costa 2013.  

Cultura popular – Grupo de catira Novos Araçás
Pelo resgate da dança do catira na região, projetando o nome de Araçatuba em todo o Brasil pelo programa “Viola Minha Viola”, comandado por Inezita Barrosa, transmitido pela TV Cultura.  
 A dança do catira estava desaparecendo de Araçatuba. Graças ao trabalho da professora Cláudia Colli, que descobriu o Senhor Teodoro, que passou os ensinamentos a grupo de professores da rede de escolas municipais. O trabalho do grupo tem apoio das secretarias municipais de Cultura e de Educação. O grupo é formado por catireiros, como João Teodoro, Dr. Donizete, Gilberto Muniz, Sabrina Celoni, Fernanda Colli e Fábio Mizugai. Apesar de ser uma dança masculina, no Grupo Novos Araçás há mulheres; apesar de ser uma dança brasileira, no grupo há um nissei. Pela persistência do trabalho na recuperação da cultura caipira em Araçatuba, a professora Cláudia Colli receberá o Troféu Odette Costa.

Espetáculo Musical - Júnior Viana
Amante da música desde tenra idade, recentemente presenteou Araçatuba com espetáculos musicais de um primor artístico ímpar que permeou outras artes em suas concepções. Estamos nos referindo aos espetáculos musicais “O Brasil no Cordel” (subsidiado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Araçatuba), “100 Vinícius”, “Cantando Mulheres” de Júnior Viana que recebe neste momento o prêmio Odete Costa de Espetáculo Musical.

Produtora cultural: Rural Eventos Organizadora da parte artística da Expô, maior festa de Araçatuba e região.
A Rural Eventos vai receber o Troféu Odette Costa porque insere com satisfação os artistas de Araçatuba na Exposição de Gado que acontece a cada ano no recinto de exposição Clibas de Almeida Prado, tratando-os com dignidade. Em 2013, teremos o Festival Regional de Fanfarras e Bandas. Já temos: Barracão do Artesanato, Palco Araçá, Barracão Caipira.   A Expô tem apoio da Prefeitura Municipal de Araçatuba. 

Teatro – Ângela Vinagre
“A História da História, que História é essa?” 
Categoria teatro de rua.
Projeto subsidiado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Araçatuba. Três personagens são alertadas por uma criança sobre casos de abusos sexuais e com suas personalidades alegres, desprovidas de preconceitos  e ricas em criatividade comprometem-se usando  música, fantoches, muitos adereços coloridos e diversão, a alertar e  mostrar maneiras de  conscientizar  da necessidade  de  nos prevenirmos   deste ato nefasto que é a pedofilia. Recebe o Troféu Odete Costa de Teatro , chamamos Ângela  Vinagre.

Destaque estadual: João Mulato 
Espetáculo: Música Raiz – no teatro Castro Alves e pela divulgação de Araçatuba na televisão brasileira
Wilson Leôncio de Melo, nome civil de João Mulato, aprendeu a ser violeiro em Araçatuba, e nunca se esquece disso, conta a sua história por onde se apresenta e agradece a cidade. No dia 05/12/2012, convidado pelo Sesc, promoveu o show “Música raiz” com Douradinho, seu parceiro. Discípulo de Tião Carreiro, participou do desfile da escola de samba “Sonho e Fantasia” no carnaval de 2013,quando a agremiação homenageou Tião Carreiro em seu enredo. E convidou o grupo Novos Araçás para acompanhá-lo no programa “Viola minha viola”, de Inezita Barroso, na TV Cultura de São Paulo. Por tudo isso/, João Mulato merece receber o Troféu Odette Costa 2013. 


Lécio Jr. (foto da Folha da Região)
Troféu especial: Lécio Jr. Fotografia
Lécio Panobianco Jr., fotógrafo do jornalismo araçatubense, sempre teve uma preocupação artística com a fotografia, encontra-se em São Paulo, adoentado. Seus trabalhos fotográficos foram organizados numa exposição no Araçatuba Shopping Center no mês de março se 2013 por iniciativa de amigos. Trabalhou por vários anos na Folha da Região de Araçatuba.  

Célio Pinheiro - personalidade da vida cultural de Araçatuba - Literatura
Célio Pinheiro sempre foi um militante da cultura araçatubense. Mentor, fundador e ex-presidente da Academia Araçatubense de Letras, ex-presidente do Conselho Municipal de Cultura, autor de vários livros. Publicou, inclusive, com a coautoria de Odette Costa, um livro de registro histórico: História de Araçatuba. Lecionou Literatura por vários anos no centro universitário UniToledo. Célio Pinheiro vai receber o Troféu Odette Costa.

Vívere Eventi - espaço de difusão cultural
Lugar de entretenimento, mas também cultural, Vívere Eventi é um espaço multiuso, com design moderno e localizado no centro de Araçatuba. Promove desde eventos de artistas midiáticos, com ingressos caríssimos, como também festivais de danças de academias particulares e do Balé Municipal. A única casa de espetáculos que tem palco para apresentação de grandes orquestras. Sedia anualmente a feira Interart, quando é oferecido artesanato de Araçatuba e todo o planeta. Também nele a Igreja Batista apresenta peças teatrais.

Rádio: Eduardo Dias – homenagem póstuma a todos os radialistas já falecidos
 Conhecido popularmente como Biguá, foi um radialista da velha guarda araçatubense, junto com grandes nomes já falecidos e esquecidos, como: Amauri Pavanello, Luís Carlos Dini, Luís Carlos Rister, Dilma, Rogerinho, Mituo Ichi, Jousserand Vieira, Líbero Bezerra de Lima (Belô), Wagner Gomes . O Biguá pertence à era do rádio de ondas tropicais que corria o mundo com o nome de nossa cidade, também as famosas ondas médias e da AM, da época do cine teatro em que muitos artistas ali apresentavam. Naquela época, por bem mais de 30 anos, o rádio era o único meio de comunicação e informação. Por Eduardo Dias ter falecido em agosto de 2012, vai sintetizar a homenagem a todos os radialistas de Araçatuba já falecidos, portanto sua família vai receber o Troféu Odette Costa. 

Dança – Júnior Zambom
Espetáculo: Fosse Gaga
O espetáculo Fosse Gaga, jazz musical e jazz dance, foi apresentado em novembro de 2012 no teatro municipal Castro Alves. Nele coreógrafo Júnior Zambom (José Alcides Zambom Júnior) faz a reposição coreográfica do célebre Bob Fosse. Na primeira parte do espetáculo, recriando coreografias como Bye Bye Black Bird, Now days e All ThatJazz, entre outras. Em sua segunda parte, Júnior recriou coreografias de Laureann Gibson dos sucessos de Lady Gaga, tais como Alejandro, Telephone, com seu corpo de bailarinos. Um espetáculo que foge do tradicional balé, por isso Júnior Zambon merece o Troféu Odette Costa.

Um comentário:

RILEX disse...

Não tem prêmio para produção cultural impressa???

Acho que o Informativo Cultural Rilex deveria ao menos ser um concorrente nesta categoria!!!