AGENDA CULTURAL

26.4.13

Parcerias na cultura

DDDDDeborah Evelyn, Paulo Betti, Júlia Lemmertz e Orã Figueiredo: "Deus da Carnificina"(Foto: Guga Melgar)- Dia 23 de junho em Araçatuba - teatro da Unip

Hélio Consolaro*

Um dos segredos na gestão cultural são as parcerias. Na cultura, para que eventos, fomento e formação de público ocorram fazemos todo tipo de união, porque sabemos que sem elas nada ocorre.

Às vezes, existem os oportunistas. São as chamadas parcerias “caracu”. O proponente entra com a cara, e o município com o restante. Essas propostas não passam do cafezinho e uma frase clássica do secretário de Cultura: “Quem sabe no futuro...”.

Quase sempre cada proponente tem alguma coisa, mas sozinho não consegue realizar o empreendimento. Então cada entidade reúne as coisas que têm e se juntam para que um evento aconteça.

O último Cenata – Festival de Cenas Curtas de Araçatuba - por exemplo, foi uma parceria com a Mancomunados Produções, formada por Alexandre Melinsky e Fernando Fado, é um exemplo disso.

A secretaria municipal de Cultura ofereceu o teatro e as dependências da Casa de Cultura Adelino Brandão, além de pagar hospedagem e dar alimentação para a comissão julgadora. Com isso, Araçatuba teve a peça “A Igreja do Diabo” e dezenas de esquetes, de quinta-feira a domingo (18 a 21 de abril de 2013).

Em maio, 25 e 26, teremos a Virada Cultural Paulista, 7.ª edição, que é uma parceria da Secretaria Estadual de Cultura e a Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba. A infraestrutura será toda da Prefeitura: palco principal, som, iluminação dos dois palcos (Praça Getúlio Vargas e Unip), alimentação de camarim, geradores, funcionários em ação por 24 horas. Tudo isso sob um custo de quase R$ 150 mil. Vamos receber Almir Sater, Negra Li e muita gente boa no teatro da Unip.

Tudo isso ficou muito mais fácil tendo a parceria da Unip, emprestando o teatro, e o Sesc acrescentando algo mais na programação. Com essas parcerias, Araçatuba e região viverão dois dias de muitos espetáculos. É a cultura da capital chegando ao interior.

No dia 23 de junho, 15h,  teatro da Unip, teremos pelo Circuito Cultural Paulista a peça teatral “O Deus da Carneficina”, direção de Emílio de Mello, 85 minutos, com Deborah Evelyn, Paulo Betti, Júlia Lemmertz e Orã Figueiredo. A presença de atores tão talentosos em Araçatuba se deve a parcerias: Estado, Município e Unip.

Há outros pulos também eficientes, mas as parcerias são o pulo de gato mais produtivo da gestão cultural. Ser parceiro é juntar as forças, esquecendo as diferenças.  

*Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba.

Um comentário:

NATAL LUIZ SBRANA disse...

Amigo e companheiro Helio: Parabéns pelo despreendimnento nas lides culturais de nossa urbe. Faço das palavras de um presidente de umna grande nação; !Você é o cara". As suas qualidades e virtudes, são notórias, mais uma vcz, parabéns.