AGENDA CULTURAL

12.5.13

Catireiros de Araçatuba-SP em Uberaba-MG


No sábado, 11 de maio de 2013, véspera de Dia das Mães, catireiros de três estados estiveram reunidos numa grande festa em Uberaba-MG em torno do 2.º Festival Nacional de Catira, realizado na Casa do Folclore, uma casa particular de shows, como o Vívere Eventi, mas que tem até hotel em seu interior.
Hotel Casa do Folclore, Palácio de Cristal. Os convidados se hospedaram no hotel e participaram do evento sem sair do recinto
Patrocinado pela Pebrobras, organizado pela Fundação Cultural de Uberaba, o festival é uma mostra de como está a dança do catira pelo Brasil afora. Os organizadores tiveram a preocupação de rechear o festival com apresentações de espetáculos de sapateados irlandês e norte-americano, apresentados pela pela Banana Broadway, de Campinas.
Banana Broadway - Campinas-SP - se apresentaram em Uberaba-MG
Pela primeira vez, Araçatuba foi convidada pela Fundação Cultural de Uberaba a participar do festival de catira com o grupo Novos Araçás, que tem 03 anos de existência. Ele conta com o apoio da Prefeitura de Araçatuba, pela secretaria de Educação e Secretaria de Cultura. Atualmente, há 20 escolas municipais com grupos mirins de catira. O secretário de Cultura Hélio Consolaro viajou na mesma van, acompanhando o grupo até Minas Gerais.
Novos Araçás no palco da Casa do Folclore, sob a análise de três jurados. O grupo dançou com animação musical da dupla de Araçatuba, Parreira e Rei do Vale 
Grande público presente em Uberaba-MG
Araçatuba não ganhou prêmio, mas a experiência de ver outros grupos, mais antigos, com novas coreografias, foi enriquecedora. Apresentar-se sozinho é uma coisa, ser comparado com outros grupos é muito diferente e competir entre todos, então, é fantástico.
Pedro Bento e Zé da Estrada animaram o final do show, que foi até a meia-noite
Além disse, houve humor com a dupla Zé Douradinho e Ribeirão. E finalização com show de Pedro Bento e Zé da Estrada. 
Videoclipe de divulgação, clique aqui

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns ao blog do Consa pela publicação alusiva 2º Festival Nacional de Catira e concomitante a participação do grupo de Catira Novos Araçás. Aproveito a oportunidade para elogiar a participação brilhante dos Novos Araçás no festival os quais demonstraram em palco grande desenvoltura e qualidade não deixando nada a desejar perante a apresentação dos demais grupos. A finalidade maior do festival é a integração dos grupos de Catira e a preservação dessa dança folclórica. Parabéns a todos os integrantes dos Novos Araçás e um abraço de seu novo amigo.
Coimbra - Catira Raizes Uberaba mg