AGENDA CULTURAL

22.6.13

A sanfona silenciou-se

Helena Mantovani certamente continuará no anonimato, mesmo depois de sua morte, nem esse blog conseguirá fazê-la estrela, mas com certeza, como diz a tradição, virou uma estrela no céu, porque morreu uma artista. Era a "ceguinha" sanfoneira do Calçadão. 

A Helena Mantovani ninguém conheceu, além de sua família, mas "a senhora cega que tocava sanfona no Calçadão da Marechal, em Araçatuba" é conhecida por todos. Talvez, algum menos atencioso, talvez surdo, não tenha notada a ausência dela. Os dedos enrijeceram, ficaram gelados, e a sanfona silenciou-se. 

Antigamente, tocava defronte ao Supermercado Pastorinho, depois proximamente à Relojoaria Rubi. 
Ganhou a vida por décadas, sustentou a família. A sanfona arrancava um pequeno cachê de cada transeunte. 

Nasceu em 17 de junho de 1943, morreu no Dia das Mães (12/5/2013), no dia de comércio mais movimentado, com 69 anos de idade. O Calçadão ficou menos interessante com a sua falta, a arte popular de Araçatuba perdeu sua grande estrela.     

2 comentários:

HAMILTON BRITO... disse...

Realmente.Era uma figura . Deus a tenha

Unknown disse...

Nós perdemos uma estrela aqui na terra,mas o céu ganhou mais uma...A sanfona silenciou-se aqui mas toca para sempre em nossos corações...Aqui no calçadão era sempre recebida por aplausos por quem passava,agora esperamos do fundo do coração que os Anjos de Deus a receba com os mesmos aplausos lá no céu...Te Amo muito...Para todo sempre Titia!!!