AGENDA CULTURAL

10.6.13

Araçatuba participou com mais 19 cidades de reunião como Ministério da Cultura


Encontro teve como principais focos  a conferência intermunicipal convocada pelo Ministério da Cultura e a transformação de espaços ferroviários em centros culturais
Imagem inline 5
Valério Bemfica traz o Minc mais uma vez ao interior de SP

Gestores culturais e representantes de vinte cidades, membros do MinC e diretoria da AGCIP – Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista “Prof. Gilberto Morgado” se reuniram na sede da entidade, em Monte Alto, para mais um encontro de trabalho, com ampla pauta.
Além da cidade anfitriã, marcaram presença: Araçatuba (Hélio Consolaro), Ariranha, Barretos, Fernando Prestes, Guaraci, Guaíra, Jaboticabal, Matão, Mirandópolis, Olímpia, Palestina, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São Paulo, Serrana, Sertãozinho, Taquaral, Vista Alegre do Alto e Votuporanga.

Para Hélio Consolaro, secretário municipal de Cultura de Araçatuba, "Valério Bemfica, representa do MinC em São Paulo deu visi bilidade ao ministério no Estado de São Paulo, principalmente ao interior. Ele está em todas as reuniões" - finalizou Consolaro. 

Compuseram a mesa de debates o vice-prefeito de Monte Alto, João Paulo Rodrigues, representando o município. Pelo Poder Legislativo, foram chamados João Roberto da Silva (ex-presidente de AGCIP e vereador em Jaboticabal) e Júlio Júnior (assessor do deputado estadual Carlão Pignatari).

Pelo Ministério da Cultura, vieram o chefe da Representação de SP, Valério Bemfica, o assessor Henri Durante e o consultor da UNESCO, Heitor Gaudenci.

Também na mesa, e presidente da AGCIP, Samir Karnib (Barretos) abriu os trabalhos. Também foi chamada à palavra a presidente da OAB Monte Alto, Ana Lúcia Haddad Paulo, que discorreu sobre o novo projeto da entidade local, o “OAB no Bairro”, que leva diversos serviços de saúde e cidadania aos presentes; em parceria com a AGCIP, distribuiu livros em um bairro da cidade, o Bela Vista do Mirante.Pautas
Presidente e diretores da AGCIP discorreram sobre as parcerias da associação com os municípios, que passam por apoio a confecção de projetos e à divulgação de produtores culturais/artistas, uso do sítio da entidade para divulgação de artistas e eventos, apoio das cidades na Revista Culturando e Exposição Negro Interior, Espaço Culturando na Festa do Peão de Barretos e criação de um calendário cultural do interior, com espaços no sítio www.agcip.org.br e alimentado pelas cidades.

Para otimizar esse último serviço, foi formada comissão para trabalhar essas informações, que formarão um calendário com as atividades fixas de cada município no ano, com atualizações mês a mês; integram a comissão Adonias Garcia (diretor de Cultura de Guaíra), Toninho Costa (diretor de Desenvolvimento Cultural de Sertãozinho) e Edemilson Sete (Tesoureiro AGCIP, de Monte Alto).

MinC
Além de exposição dos trabalhos do MinC junto à comunidade cultural, como o Prêmio de Culturas Populares, Valério Bemfica destacou a importância das conferências municipais e intermunicipais de cultura – a AGCIP, como destacou Sete, realizará sua 3ª Conferência Intermunicipal; nas anteriores, em média participaram 30 cidades.

A Conferência segue as regras das municipais, elegendo delegados para a Conferência Estadual.Imagem inline 3
Acompanhado por Bemfica, Sete explana sobre 3ª Conferência
Quanto ao Espaço Culturando – evento alternativo que acontece dentro da Festa do Peão de Barretos – Valério destacou os encaminhamentos para que seja possível a instalação do gabinete do MinC, em Barretos, no início da Festa – a ministra Marta pode estar presente entre 18 e 19 de agosto.

Falando em ministra, um dos assuntos mais debatidos foi o projeto estimulado por Marta, da transformação dos antigos prédios ferroviários em Centros de Cultura e Artes, os “CEUS das Artes”.

Quinze municípios fizeram o levantamento sobre o terreno e edificações presentes na área da antiga estação, fotos do local e a quem pertence o terreno, dentre outras informações. Esse mapeamento, que contará com a gestão conjunta do Consórcio Intermunicipal Culturando, foi entregue a Bemfica, que encaminhará ao MinC para dar seguimento ao trabalho.

Ainda presentes no encontro, o vereador de Olímpia, Hilário Ruiz e o diretor de Cultura de Serrana, Ricardo Brasileiro, irão otimizar as informações de seus municípios para entrarem nesse mega-projeto. Embora não presente, a cidade de Pontal também se pronunciou sobre a entrega das informações para participar.
Júio Jr. (dep Carlão Pignatari), vereador Hilário Ruiz (Olímpia), Valério Bemfica (MinC), João Paulo Rodrigues (Monte Alto) e vereador João Roberto da Silva (Jaboticabal) após o protocolo das estações ferroviárias junto ao Ministério
Espaço Culturando
Logo após o encontro, a Comissão de Seleção de artistas para o Espaço Culturando 2013 se reuniu para analisar as inscrições e fazer uma pré-programação, já entregue a Os Independentes, que organizam a Festa do Peão de Barretos e são os co-realizadores do Espaço Culturando.

Além da pré-seleção – que deve se tornar seleção e ser divulgada ainda em junho – novidades devem ocupar as tardes dos domingos da Festa do Peão, que acontece de 15 a 25 de agosto.

Nenhum comentário: