AGENDA CULTURAL

1.6.13

Como escapar do vale da morte na educação

O educador Ken Robinson sublinha três princípios cruciais para que a mente humana floresça – diversidade, curiosidade, criatividade - e como a atual cultura da educação trabalha contra isso. Em uma conversa engraçada e incitante, ele nos conta como sair do "vale da morte educacional" que enfrentamos agora, e como nutrir nossas gerações mais jovens com um clima de possibilidades mais amplas
Especialista em educação e criatividade, Sir Ken Robinson desafia a forma como estamos educando nossas crianças. Ele propõe um repensar radical nos nossos sistemas escolares, de modo a cultivar a criatividade e possibilitar o pleno desenvolvimento de múltiplos tipos de inteligência.
A primeira pergunta que ele faz é: Por que não obtemos o máximo daquilo que as pessoas podem produzir? A resposta, para ele, reside no fato de que estamos educando nossos filhos sobretudo para que se tornem bons trabalhadores, e não para que desabrochem como bons pensadores criativos. Estudantes dotados de corpos e mentes que não param, estando sempre em atividade, com frequência são ignorados e até mesmo estigmatizados, em vez de serem cultivados por sua energia e curiosidade. "Estamos educando as pessoas para que não manifestem sua criatividade", diz Ken Robinson. Sua mensagem acarreta muitas ressonâncias, discutidas nesta sua conferência e em outras também proferidas para as plateias do TED.
Ver mais detalhes, clicando aqui.

Nenhum comentário: