AGENDA CULTURAL

13.6.13

O médico ficou, mas o seresteiro subiu aos céus

Encontro de Dr. Renato Monteiro e o prefeito Cido Sério em apresentação  do grupo Amigos da Seresta, na praça João 23, defronte à Emeb Joaquim Dibo 
Não posso dizer que eu era um amigo do Dr. Renato Monteiro, porque convivíamos pouco. Eu era seu admirador. Nas horas de uma dorzinha aqui, outra ali, eu corria lá. O diagnóstico era certeiro, sem requisitar aquela lista de exames.


Mas também não desprezava a medicina mais sofisticada. Quando sentia que problema do cliente era complicado, recomendava  médico especialista. Dr. Renato da Costa Monteiro era um excelente clínico geral.  
Dr. Renato, o médico

Ele contava muitas histórias. Aquilo que é corriqueiro para cada um de nós, para ele tudo aconteceu com muita aventura e emoção. A vida era uma epopeia. O fato de sua adoção em Guaxupé-MG é uma narrativa fantástica.


Ultimamente, ele elogiava em público o meu trabalho frente à Secretaria Municipal de Cultura. Nem sei se mereço tanto, sou apenas meio doido, com um prefeito que me apoia, mas suas palavras me deixavam envaidecido. Afinal, era a opinião do decano dos músicos araçatubenses.
  
Dr. Renato, o seresteiro
 

O médico Renato Monteiro ficou, está em cada um de seus clientes, com sua dedicação ímpar, sempre humanizando os tratamentos. Nesses tempos de mercantilização da medicina, o exemplo do Dr. Renato é uma luz no túnel. Suas marcas estão em nossa saúde.

O seresteiro subiu aos céus, alegrando o mundo do além. Em sua última apresentação, em homenagem às mães feita pelo grupo Amigos da Seresta, com sua voz já fraquinha, não deixou de cantar no teatro municipal Castro Alves. No dia 8 de junho, na Seresta dos Namorados, não pôde estar presente, sua ausência foi motivo de tristeza: era sinal de que o amigo ia nos deixar.
 



Estou em dúvida quanto a esta separação entre o médico e o seresteiro, ambos eram um só. Era seresteiro em seu consultório e médico no palco. Essa divisão entre corpo e alma, a transcendência, me encabula. Tudo é uno.

Como seresteiro, Deus escolheu para levá-lo justamente no Dia dos Namorados, não teria data mais romântica! Na verdade, ele era um enamorado da vida, mas eterno namorado da Dr.ª Harume. Está aí a explicação da escolha do dia.

Sua entrevista à Folha Espírita, clique aqui

Entrevista ao programa Questão de Opinião (vídeo e som), clique aqui para vê-lo 
   

3 comentários:

Anônimo disse...

Meu amigo Hélio: Ninguém é insubstituível neste mundo, mas existem pessoas que farão muita falta,e uma dessas pessoas é o Dr.Renato.Mas, fazer o que, a não ser somente lastimar a perda.
Como escreveu o poeta:
"Nesta longa estrada da vida,
vou correndo e não posso parar.
Na esperança de ser campeão,
alcançando o primeiro lugar.
Mas o tempo cercou minha estrada e
o cansaço me dominou,
minhas vistas se escureceram,
e o final da corrida chegou".
Incrivel, mas quando tomei conhecimento dessa infausta noticia eu estava ouvindo essa cançao sertaneja.Descanse em paz Dr.Renato

MARRY disse...

Dr. Renato deixa sua marca autentica, tanto como ser humano excepcional como um profissional que não existe mais, sua passagem, sua missão aqui nesta Terra foi grande, plantou boas sementes e colheu muitos bons frutos...soube viver da forma que mais gostava, simples, com boa qualidade...Saudades eterna!!!


MARRY disse...

Posso retratar Dr Renato Monteiro assim, como a poesia do Oswaldo Montenegro , Metade - "Porque metade de mim é amor
E a outra metade também." Este amor ficou... Saudades eterna!
Maria Aparecida Pacheco - Araçatuba
-13/06/2013