AGENDA CULTURAL

7.6.13

Outro Consolaro lança livro

Os Consolaros em Araçatuba ficaram submersos por décadas, desde a de 20. Não apareciam nas colunas sociais nem nas policiais, anônimos, sem visibilidade. Ainda há outros na mesma condição. Em 30 dias, é o segundo que lança livro na Terra dos Araçás.

Até que um sujeito, um capiau do bairro Água Limpa, sem tino para negócio, só sabia puxar enxada,  investiu as suas energias (nem dá para falar em dinheiro) no estudo dos filhos. Esse capiau era pai de quatro garotos, este croniqueiro era um deles, tendo Dona Augusta como esposa. Os parentes caçoavam do coitado:

- Esse daí está criando cobra para ser mordido!

- Depois de estudados, vão dar o pé na bunda!  

- Quem estuda fica louco!

Não desistiu, morreu com apenas uma casa para morar (era o seu sonho) e com toda dignidade proporcionada por seus filhos.

E o Seu Luís não desistiu de sua tarefa. Então, o sobrenome Consolaro começou aparecer. Já ultrapassou há tempos o Ribeirão Baguaçu. Meu mano 
Beto (o Dr. Alberto Consolaro) é um especialista em patologia bucal na FOB - USP de Bauru. Dá palestra por todo o Brasil e a América Latina.

Esse Dr. Alberto Consolaro, que até a gente lá de casa não esperava muito dele, virou uma personalidade da odontologia brasileira. Por meio de cirurgia, desentortou as pernas, não sendo mais o Garrincha, como era o seu apelido na escola.

Então, caro leitor, o Alberto também se meteu a escrever em jornal lá onde mora, Bauru-SP, quer explicar as ciências para o leitor de jornal. E agora reuniu os escritos e vai publicar mais um livro. E me deu uma tarefa:

- Organiza o lançamento de meu livro em Araçatuba!


Ele gosta da cidade, é araçatubense. Formou-se por aqui, na FOA, fez mestrado na Unicamp e doutorou-se pela USP. O cara é fera!  

Se você quiser conhecê-lo, compareça à Livraria Nobel, na rua Cussy de Almeida, 1 071, na quinta-feira, 20 de junho, a partir das 18h30, quando estará autografando o seu mais novo livro "Queremos saber!"  

E sua editora foi mais longe: conseguiu que Gilberto Gil  a apresentasse o livro. O bicho Consolaro é meio sem graça, mas vai valer a pena. Faça-nos essa caridade...

Título “Queremos Saber”
Autor Alberto Consolaro
ISBN 978-85-88121-58-4
Editora Idea Editora
Formato 16 x 23 cm
Páginas 327
Acabamento Brochura
Preço R$ 50,00


*Hélio Consolaro, professor, jornalista, escritor. Secretário Municipal de Cultura. Irmão de Alberto.



Alberto ConsolaroProf. Dr. Pedro Felício Estrada Bernabé (atual prefeito de Birigui-SP)

Certa vez, num artigo sobre educação, li algo sobre ser professor que realmente me comoveu. Dizia: “Ser professor é poder aplicar o amor na sua mais expressiva manifestação de sublimidade. É fazer brilhar no íntimo de cada aluno, a chama sagrada que o criador ali depositou. Ser professor é muito mais do que passar teorias e conceitos. É edificar pelo próprio exemplo”. Na verdade, hoje poucos possuem esse perfil, principalmente porque, no momento atual, ser professor, para alguns, significaria apenas a garantia de emprego, de salários e de um invejável status para interesses particulares. Pois bem, correndo contra essa correnteza, ou seja, dentre aqueles poucos idealistas e educadores na acepção da palavra, menciono, sem dúvidas, o nome do Professor Dr. Alberto Consolaro. Aluno da Faculdade de Odontologia do Campus de Araçatuba-UNESP, na década de 70, o então acadêmico Consolaro já se diferenciava pela sua aplicação e dedicação aos estudos. Eram notáveis sua inteligência e raciocínio, na verdade, causavam inveja. Com esses sinais, ele “abscedeu”, e “drenou” toda sua vitalidade e conhecimentos. Como meteorito, venceu todos os obstáculos com grande competência, atingindo hoje o apogeu de sua profissão. 

Contrariando o seu próprio pensamento a respeito, descrito em seu livro “O Ser Professor”, acredito sinceramente que divinamente foi enviado com o “dom” de ser professor, pois sua maneira de ser vai muito além do trabalho incansável que desenvolve, dos treinamentos e ensaios didáticos. Professor Consolaro, você “nasceu” e “cresceu” Professor. Considerado um dos ícones da Odontologia Biológica, o Prof. Consolaro consegue transmitir conceitos básicos com uma simplicidade ímpar, respondendo às questões sempre com leveza de entendimento e embasamento científico. Falar do Prof. Alberto Consolaro é prazeroso e nos conduz a um sentimento de extrema felicidade e satisfação, pois ele vem cumprindo fielmente sua missão com o seu Criador, nosso Deus onipotente. Cumprindo sim, a nobre missão de ensinar, educar, como ele próprio diz, ensinar o aluno a pensar, ensiná-lo a conhecer-se e prepará-lo para as intempéries da vida cotidiana. Obrigado, Prof. Alberto Consolaro, pelas suas contribuições e por sua produtividade científica, honrando assim nossa profissão. Com certeza, também estamos representando a gratidão de todos aqueles que usufruem de seus ensinamentos, sempre dirigidos em prol de uma odontologia mais científica e principalmente mais humana. Na seqüência, mais um momento de sublimidade, a oportunidade de poder “devorar” seus conhecimentos, por meio de suas sábias palavras aos questionamentos elaborados, produzindo respostas consistentes e convincentes, calcadas em fundamentos biológicos. Por isso e tudo mais, Prof. Dr. Alberto Consolaro, a ciência lhe agradece. 
Dr. Pedro Bernabé        

   

6 comentários:

HAMILTON BRITO... disse...

Quando o orgulho nao é soberba é bonito, saudável.
Eu cumprimento o sobrenome Consolaro pelo que ele representa em nossa sociedade. O capiau , talvez tenha sido o mais sábio deles.

Anônimo disse...

É um imenso prazer ler algo com alto teor significativo sobre a origem, a vida no seu passado e o a performance atual.Foi feliz o professor Bernabé com suas colocações sobre a vida acadêmica do jovem Consolaro.Emocionante é ler sobre as dificuldades vivenciadas pelo professor Helio Consolaro e seus irmãos. Parabéns a clã Consolaro.

Ronaldo Werneck Gonçalves disse...

Ô Hélio, poderia pelo menos nos antecipar o preço do livro, né?! Quando tem custo no meio, tenho de ir preparado para a compra. E por falar nisso, perdi a oportunidade de ir no lançamento de seu último livro. Será que encontro alguma livraria com preço de lançamento? Abraços.

Anônimo disse...

Parabéns aos Consolaros! Agora é vez da sua filha, que também é filha das Letras...
Ana Paula

Hélio Consolaro disse...

Ronaldo, já acrescentei à matéria do blog as informações que solicitou. Veja lá.
Abraços
Hélio Consolaro

João Roberto Laque disse...

Vamos divulgar. Abração.