AGENDA CULTURAL

16.6.13

Penápolis está de luto pela morte do Prof. José Fulaneti

Diário de Penápolis, 16/06/2013
Arquivo/DIÁRIO
O professor José Fulaneti de Nadai, 73 anos, faleceu no início da manhã de ontem no Hospital Unimed, em Araçatuba

O professor José Fulaneti de Nadai, 73 anos, faleceu no início da manhã de ontem no Hospital Unimed, em Araçatuba. Ele estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) daquele hospital por conta do agravamento de sua saúde, desde o último dia 03. 

Fulaneti lutava contra um câncer de pulmão havia 10 anos, e fazia tratamento contra enfisema pulmonar. Ele foi internado após sofrer uma crise de bronquioespamo, quando estava em sua residência. Ele deu entrada no hospital em Penápolis com muitas dificuldades para respirar sendo internado para o devido tratamento, mas seu estado de saúde se agravou e ele sofreu derrame pleural, sendo transferido para o hospital Unimed em Araçatuba, onde faleceu por volta das 06h00 de ontem. 

O professor-doutor José Fulaneti de Nadai nasceu em 31 de dezembro de 1939 na cidade de Alto Alegre. Foi professor de Português da rede estadual, professor universitário obtendo projeção nacional, e palestrante. Trabalhou em rádio entre 1958/68. Ele foi graduado pela Unesp da cidade de Assis, realizando ainda o curso de mestrado pela USP, mesma faculdade na qual conseguiu o título de doutorado posteriormente. 

Foi professor da FUNEPE entre os anos de 1969 e 2005, onde conquistou uma legião de amigos e admiradores de seu profissionalismo. Também lecionou no curso de Jornalismo da Unesp de Bauru, e foi vereador em Penápolis na legislatura de 1983 a 1988, e Diretor Regional de Cultura em Araçatuba.

Em 2009, o prefeito João Luis dos Santos, recebeu cópias de documentos pertencentes ao antigo SNI (Serviço Nacional de Informações) e CSN (Conselho de Segurança Nacional), onde são mencionados nomes de diversos penapolenses envolvidos na luta contra a Ditadura Militar, entre eles o do professor José Fulaneti de Nadai. Na época, chegou a ser considerado por muitos como o principal ativista de Penápolis e região a lutar no combate ao regime militar. 

Como ativista Fula – como era conhecido – foi preso três vezes. A primeira em 7 de setembro de 1966, enquanto se preparava para reorganizar o movimento estudantil. A segunda prisão ocorreu em novembro de 1970. Por 11 dias, Fulaneti ficou retido no Quartel Militar de Lins. A última prisão ocorreu dois anos mais tarde, quando, em 1972, foi interrogado sob a mira de dois revólveres. 

Na época ainda teve a casa e o escritório invadidos. O Professor José Fulaneti de Nadai deixa a esposa Vânia Maria Guitti, os filhos Alba Regina, João Francisco e Oriana. Netos João Antonio, Ana Sofia e Teodoro, além de demais parentes e amigos. 

Seu corpo foi velado no Bom Pastor Memorial, e o sepultamento ocorreu no fim da tarde na Necrópole Santa Cruz. (Rafael Machi)

Leia crônica de Hélio Consolaro sobre Fulaneti: Educador pela pedra
 

Um comentário:

Anônimo disse...

Quero deixar aqui meus pêsames pelo falecimento do meu amigo Fula, conheci essa figura inteligente em Assis, nunca deixou de fumar, uma pena. Tenho duas fotos dele, todas fumando, inclusive com o Prof. Fonda. Fica na minha lembrança essas duas personalidades que marcaram época em minha vida. Prof. Fonda e Fula, fiquem em paz. Se alguém desejar ver as fotos: eliseubuzzo@uol.com.br