AGENDA CULTURAL

24.7.13

Ministério da Cultura promove oficina em Araçatuba

Prefeito de Araçatuba, Cido Sério, Valério Bemfica, coordenador
 do Escritório Regional do Ministério da Cultura em São Paulo

Membros do Ministério da Cultura realizaram, nesta semana, uma oficina de discussão do Sistema Nacional de Cultura com gestores culturais de 25 municípios da região. Segundo a consultora da Unesco para oficinas do Sistema Nacional de Cultura, Cleide Vilela, “esse modelo de gestão prevê um repasse fundo a fundo”. Ela destaca que o objetivo da oficina é “capacitar esses gestores e conselheiros para a implementação desse sistema, criando conselhos com representação paritária da sociedade civil”.
Cleide lembra que alguns municípios da região ainda não têm um órgão de gestão cultural, mas que a cidade de Araçatuba conta com uma secretaria de cultura, fundo municipal de cultural funcionando por editais, conselho municipal de cultura com caráter deliberativo e lei de incentivo fiscal. "Está com o sistema implantado" - afirmou.
Houve trabalho em grupos e muita discussão nas plenárias
O plano municipal de cultura terá vigência nos próximos 10 anos. A capacitação dos gestores serve para aprimorar a execução do plano debatido e que gestão cultural seja feita por profissionais competentes.

O treinamento ocorreu no Teatro Municipal “Paulo Alcides Jorge” e contou com a participação de mais de 40 gestores 25 de municípios Oeste Paulista. 

Nenhum comentário: