AGENDA CULTURAL

11.8.13

A cultura em Guararapes


Hélio Consolaro*

Temos sido procurado por grupos de agentes culturais dos municípios vizinhos. Por ser Araçatuba cidade referência na região (maior) e o prefeito Cido Sério (PT) ter adotado uma política cultural avançada, fazendo com que a fatia da Secretaria Municipal de Cultura aumente significativamente, essa procura se torna mais amiúde.

Às vezes, o próprio prefeito de um município quer uma orientação, outras, a pessoa designada para cuidar da cultura no município está procurando um caminho. Sem pensar em partido, recebemos os dirigentes, vamos até a cidade para explicar, apontar os vários caminhos existentes. Sem pensar partidariamente, mas tendo apenas como meta o PC (Partido da Cultura), não temos negado a trocar experiências.

Não é sinal de inteligência um prefeito desprezar o setor cultural de seu município, porque ele se compõe de pessoas que poderão ajudar a administração e, às vezes, se dispõem com altruísmo. Também já não é admissível que uma estrutura administrativa municipal não tenha uma secretaria, departamento ou unidade gestora da cultura. Não se pode mais tolerar a secretaria X-Tudo (culura,esporte, lazer, turismo, desenvolvimento, etc). Esse amontoado de funções, em vez de revelar economia de recursos se transforma num saco de incompetentes. Nada produzindo.

Ultimamente, Guararapes que já foi referência em cultura na região em administrações passadas, está passando por um momento crítico no setor cultural, um certo abandono. Apesar de Ednilson de Almeida ser do PSDB, outro dia ouvi de um artista guararapense que o prefeito nem recebeu um dirigente da Secretaria Estadual de Cultura, cujo Governo do Estado está em mãos de seu partido. Se isso realmente ocorreu, está acontecendo algo grave no mundo cultural de Guararapes. O atual prefeito é jovem e parece ter espírito aberto.

O leitor pode me perguntar que este secretário, de Araçatuba, tem a ver com isso. Se a região avançar com certa harmonia em termos culturais toda a população é beneficiada. Afinal, nossas cidades, com a melhoria das estradas e da tecnologia veicular ficaram muito próximas.


O prefeito de Guararapes ainda tem 3,5 anos de mandato a ser cumprindo, ainda há tempo para retomar o diálogo. Cultura não é só a erudita, precisamos com urgência aceitar a diversidade cultural, promovendo a paz. E os agentes culturais, se chamados, não podem se furtar, porque assim o município cresce culturalmente.

Aqui em Araçatuba torcemos pelo entrosamento e estamos à disposição para ajudar.


*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP

Nenhum comentário: