AGENDA CULTURAL

3.8.13

Ao lado do Dilador na Fatec


Hélio Consolaro*

Na sexta-feira à noite, fui escalado para representar o prefeito numa solenidade de formatura da Faculdade de Tecnologia de Araçatuba, a Fatec, no auditório do Sindicato Rural da Alta Noroeste, Siran, no recinto de exposição Clibas de Almeida Prado. Se não queria o prefeito na solenidade (ou seu representante) por que a direção da escola o convidou?

A Fatec é uma universidade paulista voltada para a tecnologia, formação de mão de obra para o mercado. Não é voltada para a pesquisa. Sua história é longa e começou na gestão do ex-governador Abreu Sodré em 1968.

Em Araçatuba, ela começou em 2008, e na sexta-feira, 2/8/2013, estive na solenidade de formatura da 6.ª turma do curso de Tecnologia de Biocombustíveis. Uma turma que começou com 40 alunos e formou 15. Por aí se vê que não há facilidades.  

Tudo caminhou na rotina de uma solenidade de formatura de que participei em meus 36 anos de magistério, até 2008. Foi um prazer recordar. Na recepção, entreguei o meu cartão e me apresentei como representante do prefeito de Araçatuba Cido Sério.

Passei alguns momentos conversando com o deputado estadual Dilador Borges e sua assessoria. Aquela mesura da boa convivência. Até que fomos chamados para compor a mesa. Já não me anunciaram como representante do prefeito, porque a ordem lá parecia implícita: não citar o nome do prefeito. O deputado não ia gostar.

Quando vou a uma solenidade, já faço a pesquisa, organizo meu discurso. Ia falar bem da Fatec, parabenizar o paraninfo da turma, Dilador Borges. Dizer que aquele curso estava dentro da realidade econômica de Araçatuba e era uma boa iniciativa do Governo do Estado. Em solenidade de formatura, os discursos geralmente são laudatórios, seria impróprio fazer alguma crítica. É como prefácio de livro, só elogios à obra.

Achei que o deputado fosse roubar meu discurso em sua fala, fazendo uma análise econômica, contextualizando a Fatec na política educacional do governador Geraldo Alckmin. Nada disso! Aliás, não citou o nome do governador nenhuma vez. Até parecia deputado da oposição. Os formandos discursaram melhor.

Apenas se dirigiu aos alunos dizendo que os competentes sempre vencem. Como Dilador nunca ganha uma eleição (é deputado suplente), então é um in... Conclusão óbvia de qualquer ouvinte de inteligência mediana.

Deram ao parlamentar um cartão de prata que foi um atestado de derrotado, dizendo que a vitória nem sempre... Nossa, as nossas solenidades andam mal das pernas. Precisamos retomar as formalidades e cuidar das sutilezas.

A parte política ficou para a diretora Daniela Russo Leite, que não me deu a palavra (deve ter recebido orientação do deputado), e deixou bem claro no fechamento da solenidade que o deputado estadual Dilador Borges estava lá (como patrono) para conseguir um novo prédio à Fatec de Araçatuba.

Foi assim, caro leitor, que passei uma sexta-feira à noite, com uma gripe brava, passando a poder de pastilha para não tossir. Como escreveu o poeta: tudo vale a pena quando a alma não é pequena, principalmente diante de jovens com olhos brilhando, confiantes no futuro.


*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário Municipal de Cultura.

Explicações
Prezado Secretário Municipal de Cultura Prof. Hélio Consolaro,

Antes de mais nada gostaria de me desculpar em nome da Fatec Araçatuba e de toda a comunidade acadêmica a qual represento pelos desencontros ocorridos na cerimônia de colação de grau da 6ª. Turma de Tecnólogos em Biocombustíveis.

Como o Sr. pode acompanhar, tivemos um problema com o atraso da empresa de fotografia que traria as becas dos alunos e isso fez com que todos nós ficássemos apreensivos com o início da cerimônia.

Nos desculpe mais uma vez, nos faltou sensibilidade e tranquilidade para percebermos nossa falha e acrescentarmos sua fala.

Gostaria de salientar que o apoio da Prefeitura Municipal de Araçatuba é fundamental para o crescimento da Fatec em Araçatuba e convida-lo para nos fazer uma visita.

Att.


Profa. Dra. Daniela Russo Leite
Diretora
FATEC Araçatuba
Telefone: 18 36259917

Um comentário:

Nilson Alves de Souza disse...

Bom dia Hélio. Acompanho regularmente o seu Blog e tenho particular simpatia por sua pessoa, já que foi uma palestra sua no final dos anos 80 que me inspirou a me interessar e me aprofundar no sentido mais amplo do verbete "política". Não pude deixar de me afetar com seu artigo, tendo em vista que sou ex-aluno da FATEC. Salvo a direção da escola, um sentimento muito negativo carrega o semblante da maioria dos alunos contra a administração de Cido Sério por termos conhecimento que apenas ele é capaz de solucionar o problema que nos impede de termos um prédio própria e mais adequado. Foi exatamente o revanchismo político entre as duas figuras, Cido e Dilador, que fez com que essa administração negligenciasse nossas reivindicações. A diretoria já tentou um diálogo mais produtivo, os alunos, através de sua própria organização tentaram também sem sucesso e eu mesmo já havia tentado uma aproximação do prefeito para sensibilizá-lo quanto a isso. Lamento realmente que tal episódio tenha lhe causado tamanho desconforto e fico até ressentido com toda a entidade que muito prezo por que levou o senhor a experimentar tamanha falha por parte de todos. Porém, não gostaria de ver que o caso fosse simplesmente levado para o campo das animosidades políticas, pois descasos e indignidades vem ocorrendo aos montes e de ambos os grupos políticos. Nós alunos, pouco nos interessamos por qual partido venha a se sensibilizar com nossas condições. Queremos, sim, que a administração nos enxergue com a devida atenção. Considero o tratamento dispensado ao senhor realmente um desrespeito a sua história, mas peço que não devolva o tratamento a entidade por este desleixo. Ela é maior do que provocações políticas. Para finalizar, está equivocada sua interpretação de que a FATEC de Araçatuba esteja voltada apenas para a formação de mão de obra para o mercado. Já tivemos discussões acaloradas com muitos que têm essa visão e estendo o convite para que o senhor venha a conhecer melhor o que a entidade vem oferecendo ao mercado. Não são mãos ou braços, mas excelentes cabeças de obra. Pode-se constatar isso no resultado acadêmico produzido por vários alunos que, inclusive, podem se destacar no exterior.