AGENDA CULTURAL

26.8.13

Cido Sério abre licitação para revitalização da Praça Rui Barbosa e obra pode começar neste ano


JORNAL O LIBERAL, DA REDAÇÃO, KAIO ESTEVES - ARAÇATUBA
O prefeito Cido Sério (PT) assinou, na tarde de ontem (23 de agosto de 2013) o documento para abertura da licitação que escolherá a empresa responsável pela reforma da Praça Rui Barbosa, no centro de Araçatuba. Para o anúncio, a prefeitura realizou um evento no Paço Municipal onde reuniu secretários, vereadores e parte da imprensa local.

A praça está cercada de tapumes e com as obras paralisadas há mais de um ano, quando não houve sucesso em uma parceria entre a prefeitura e a iniciativa privada de revitalização do local. Os envelopes com as propostas de preços serão recebidos pela prefeitura no dia 10 de setembro, a partir das 9h.

Durante o evento, o secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Éderson da Silva, disse que o anúncio da abertura da licitação foi algo tratado com "leveza". "É um peso que sai das costas. As pessoas pensam que a obra de uma praça é simples, mas não é. A Praça Rui Barbosa tem mais de 8 mil metros quadrados e há muito tempo a Prefeitura não pegava um projeto tão complicado como este", afirmou.

Cido Sério afirmou que há muito tempo a praça não é tratada como cartão postal de Araçatuba e que a revitalização do local não era prioridade em seu governo. "Não era a prioridade do nosso governo gastar mais de um milhão na reforma de uma praça. Tínhamos outras prioridades como a ponte da estrada do Traitu e a reforma do estádio porque perderíamos a verba se não fizéssemos".

O prefeito ainda afirmou que a revitalização da Praça Rui Barbosa será uma obra que irá mudar a área central de Araçatuba. "Tem gente que diz que a praça é o cartão postal de Araçatuba, mas deixou de ser o cartão postal há muitos anos. O local estava escuro, tinha prostituição. Penso que a partir desta reforma, aí sim, a praça vai voltar a ser o cartão postal do município".

Os vereadores Papinha, professor Cláudio e Batata Mantovani também discursaram sobre a importância da praça para o município, além do vice-prefeito Carlos Hernandes (PMDB), que comemorou a semana de lançamentos de boas obras e completou questionou: "Araçatuba de 2008 é a mesma de 2013? Não é. É impressionante o desenvolvimento do município e não é mais a mesma".

Hernandes ainda avisou que "não venham picaretas porque para trabalhar conosco, porque para trabalhar com a gente tem que ser para fazer bem feito".(sic)


O projeto, divulgado pela Prefeitura no início do mês, terá iluminação em toda a praça, posto policial 24h, vagas para veículos oficiais, uma lombo-faixa interligando o calçadão e praça, além de rampas para deficientes e piso antiderrapante. A previsão é que a obra fique pronta até o segundo semestre de 2014.

Nenhum comentário: