AGENDA CULTURAL

13.9.13

Culturaça, ação de todos

Fanfarra da Fundação Mirim

Hélio Consolaro*

Amanhã, teremos o 3.º Culturaça de 2013 no bairro Nossa Senhora Aparecida, ao lado do centro comunitário. O primeiro deste ano aconteceu no Lago Azul, o segundo, no conjunto habitacional Atlântico. Estaremos na edição 18.ª, contando desde 2009. Trata-se de um evento criado na administração prefeito Cido Sério (PT) para beneficiar os bairros. Será um momento de festa, entretenimento, cultura, esporte e lazer.

Nos Culturaças, todas as secretarias oferecem serviços e mostram à população o que está fazendo a favor dela, inclusive o corpo de bombeiros. Prefeito e vice comparecem, e também vereadores e secretários, para conversar com as pessoas, fazendo aquele contato direto.
Em termos culturais, haverá apresentações de artistas, bairro e cidade, assim a Secretaria Municipal de Cultura passa a conhecer todos os artistas do município.

ATRAÇÕES

Orquestra Municipal de Sopros Bruno Zago e a banda Rádio 84 serão atrações da cidade no bairro. A partir das 19h30 haverá a apresentação da cultura Hip-Hop com danças e rap. Alguns artistas evangélicos, como também Academia Adrenalina, Grupo Alegria, Grupo Raça Unida (capoeira) estarão presentes. A programação foi amplamente divulgada no bairro N.S. Aparecida e adjacências.
Balé Municipal se apresentando no Culturaça
A Secretaria de Meio Ambiente distribuirá mudas e fará a brincadeira da pesca ecológica. A Secretaria Municipal de Saúde fará aferição de pressão, dará orientações nutricionais e posturais e combaterá a dengue, além de distribuir preservativos. A Educação Municipal promoverá várias oficinas para divertir as crianças. O Esporte promoverá campeonato de futsal e de futvôlei. O Museu Histórico-Pedagógico Cândido Rondon apresentará fotos históricas do bairro; a biblioteca municipal Rubens do Amaral promoverá a pintura de rosto nas crianças, troca de livros e pintura em papel. O Centro de Referência de Assistência Social mostra o seu trabalho, enquanto o Procon prestará informações.

Orquestra Municipal de Sopros Bruno Zaga no Culturaça
Quando se faz um Culturaça, a equipe da Cultura localiza as lideranças, procura que vereador é mais conhecido no local, para que todos sejam ouvidos e contemplados, porque sem eles a festa perde o brilho. Todos os parlamentares municipais são prestigiados, com enfoque especial ao que tem a sua base na área. Trabalhar em bairros exige esses cuidados.

No bairro N.S. Aparecida, o vereador Rosaldo Oliveira tem dado especial atenção ao Culturaça. Para a Secretaria Municipal de Cultura isso é bom, porque há um parlamentar valorizando a ação cultural, um aliado ao trabalho a ser realizado. Não é ele que está realizando o evento, mas tem dado significativo apoio. 

Atividades lúdicas das crianças no Culturaça
 No domingo, estaremos esperando a presença de todos, debaixo da grande lona de circo locada para que o evento ganhe também a magia circense. Com uma rica praça de alimentação.


*Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Secretário Municipal de Cultura de Araçatuba-Sp

Nenhum comentário: