AGENDA CULTURAL

21.9.13

Implosão da incompetência


Hélio Consolaro*

Em 2006, quando este croniqueiro nem sonhava que o PT fosse ganhar eleições em Araçatuba nalgum dia e muito menos que Cido Sério fosse o general de tal proeza, escrevi uma crônica falando da Associação Esportiva Araçatuba (AEA) que estava moribunda (até hoje continua cheirando mal, porque a tiraram da cova), escrevi:  

“Acabando a AEA, para Araçatuba derrubar os esqueletos da incompetência, só falta implodir o prédio antigo do Hospital Modelo, com hora marcada, como se fosse um ato público.”

Não sou profeta, mas não é que minhas palavras de sete anos atrás estão bem próximas de se tornarem realidade? Nós vamos implodir o Hospital Modelo. E muito melhor: este croniqueiro vai participar do ato como autoridade, sendo secretário de Cido Sério.

O prédio abandonado que serviu para muitos candidatos captarem votos em várias eleições, quando diziam: “Vamos terminar o Hospital Modelo!” Até candidato a governador fez tamanha promessa: “Eleito, virei aqui para a inauguração”.  Só promessas vazias.

E aquela construção ficou inacabada por 50 anos, recebendo os visitantes na avenida principal de Araçatuba. Era o ícone da incompetência da elite política do município. O viajante descia do ônibus na rodoviária e já era recepcionado pelo símbolo de nosso atraso.

Um rapazinho ouvia isso anonimamente. Ele foi crescendo, emergiu da periferia de Araçatuba para pôr aquele moquiço abaixo. Cido Sério vai “desinaugurar” o Hospital Modelo como se estivesse implodindo a incompetência de uma elite política que só soube usar o prédio em campanhas eleitorais.

A implosão não caiu do céu, a Prefeitura deu todas as condições para o Governo do Estado reaproveitar a área, porque é propriedade dele o Hospital Modelo. Quem pagou a perícia técnica para chegar à conclusão de que implodir fosse a solução foi a Prefeitura, quem vai pagar a implosão são os cofres municipais. Geraldo Alckmin, agora é sua vez!


Depois de implodido, com área desimpedida, o Governo do Estado vai construir a Praça da Justiça no local com prédios do Poder Judiciário Estadual. O município de Araçatuba se livrará de um fantasma.


*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário Municipal de Cultura de Araçatuba-SP

Prefeitura começa a noticiar moradores sobre implosão do HM

A expectativa é de que toda estrutura do prédio do Hospital Modelo vá ao chão em 10 segundos

A Prefeitura de Araçatuba inicia, nesta terça-feira (1º), a notificação dos donos das residências e casas comerciais que deverão ser desocupadas por, pelo menos quatro horas, no dia 12 de outubro, para a implosão do prédio do Hospital Modelo.

A reunião de preparação para as visitas aconteceu na tarde desta segunda-feira (30), no auditório do Paço Municipal. A detonação dos 75 quilos de explosivos acontecerá às 12h25. A expectativa é de que toda estrutura vá ao chão em 10 segundos.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, Kerlis Ribeiro de Camargo, cada uma das 82 casas, um supermercado, uma academia de ginástica e um prédio residencial ficam dentro desta área serão visitadas por três vezes. Nesta primeira visita, serão colhidos dados como nome do responsável, número de moradores, telefones e e-mails.

“Também vamos levantar se há caso de excepcionalidade, como necessidade de providenciar transportes para idosos, doentes, cadeirantes e animais”, destacou Kerlis.

2 comentários:

Helio Ninha disse...

Boa Tarde !
Xará....
Passaram já cincos anos, e aos poucos Araçatuba, esta saindo do marasmo, e do atraso da ingovernabilidade,com a administração do Cido Sério...Mas os seus algozes, incapazes,e incompetentes,não quer dar o braço a torcer,...resistem a mudanças...
Abraços...
Ninha

Hélio Ninha disse...

Boa Tarde !...
Xará...
Quero ver agora que os integrantes da oposição, aves de mau agoro, vão falar...tem um ditado: As principais causas de sofrimento da vida são a Ignorância,o Ódio a Ganância e a Inveja... Digere-as e Engula-as...
Abçs...
Ninha