AGENDA CULTURAL

4.9.13

Museu precisa ficar aberto

Placa do museu que era bem cuidado pela antiga UNA, dirigida pelo Dr. Ruy dos Santos Pinto
Hélio Consolaro*

Na reunião ordinária do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Araçatuba (CMPCA), realizada no dia 28 de agosto de 2013, decidiu-se que iríamos resgatar para a população o Museu de Som, Imagem e Comunicação, situado na rua Joaquim Nabuco 151, porque havia nele um acervo rico, maravilhoso, que estava sendo deteriorado, sem que o museu abrisse há anos.
 
Situação do forro
O presidente do CMPCA, que também é secretário, Hélio Consolaro, fez relato aos conselheiros, dizendo que estivera com o professor André Ornellas, vice-diretor do Unisalesiano, propondo uma parceria para que o museu funcionasse. Ele pedira uma solicitação por escrito, prontamente feita, mas o secretário municipal de Cultura nunca recebeu resposta, só houve postergação.
 
Sala do museu funcionando como despensa do Unisalesiano
Todos lamentaram no dia 28 de agosto de 2013 (reunião ordinária) que não houvesse representante do Unisalesiano no CMPCA para dialogar, pois a cadeira do centro universitário estava vaga há 03 anos.
 
Aquilo que desce do quadro é caminho de cupim. Livro de visita empoeirado
O centro universitário dirigido pelos padres salesianos teve por alguns meses representado por Alcides Mazzini, mas renunciou alegando que o diretor não o dispensava em horário de serviço para ser representante da entidade de ensino no CMPCA.
 
Órgão descuidado
Assim, só restou aos conselheiros contratar um chaveiro e entrar no prédio, que é uma casa da Vila Ferroviária, ou seja, um prédio público. Adentramos e vimos que o abandono era maior do que o imaginado. Cupim por todos os lados, livro de visita parado em 2006 com a última visita. Um cômodo do museu servia de despensa da UNA. Antigos órgãos e aparelhos de sons antigos tomados pela poeira. Uma casa abandonada.  
 
Sanfona sem cuidado
Temos conhecimento de que o acervo é do músico e jornalista Alcides Mazzini (prestador de serviço ao Unisalesiano), que é o xodó da vida do artista. Aliás, as pessoas doaram tudo aquilo para ele, achando que a Universidade da Terceira Idade (UNA, menina dos olhos do Dr. Rui dos Santos Pinto – antes de os salesianos receberem a entidade da mãos do então prefeito Jorge Maluly) fosse expor as peças ao público, como parte de nossa memória, como forma de educar nossas crianças na valorização de nosso passado, nossa história. Lá tem os primeiros aparelhos da Rádio Cultura de Araçatuba.

Mazzini tem o acervo inventariado. Pode ser, depende de conversas futuras, que ele crie uma ONG, a Prefeitura passe para ele o prédio por permissão de uso e ela administre o acervo. Assim, os direitos do Mazzini ficam preservados.


Para a o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Araçatuba não importa de quem seja o acervo. Se o Museu de Imagem, Som e Comunicação estivesse aberto à visitação ao público nada teria ocorrido. Um museu não pode ficar fechado por 7 anos, não é depósito, é casa de visitação. O acervo é muito valoroso historicamente.
 
Acervo descuidado
Ninguém do CMPCA tem alguma coisa contra os padres salesianos ou ao Unisalesiano, eles fazem parte de nossa história e têm força no presente de Araçatuba. Estamos lutando e tomando atitudes firmes a favor da cultura de Araçatuba. 

*Hélio Consolaro, professor, jornalista e escritor. Atual presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Araçatuba


Nenhum comentário: