AGENDA CULTURAL

11.9.13

O saci na 5.ª Jornada de Literatura de Araçatuba


Zé Renato, José Renato Gimenes Neve, resiste ao envelhecimento físico, porque, o mental, não há resistência, é jovem por natureza, no DNA.

Durante a 5.ª de Jornada de Literatura de Araçatuba, Zé Renato, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, com apoio da Educação, apresentou seu espetáculo "Histórias de Saci" para duas escolas municipais: Francisca de Arruda Fernandes e Euza Neuza.
José Renato
Ele deixa a meninada alvoroçada, pois ele afirma que o saci escapou da garrafa e está solto na escola. E nessa procura apresenta músicas infantis coletada por Heitor Villa-Lobos do folclore brasileiro.
Armadilha para pegar saci. Ela está armada, à espera

No final do espetáculo, Zé Renato aprisiona o saci e todos alunos enfileirados são convidados a espiá-lo numa espécie de pote de barro.

Aluna olha pelo buraco para ver se o saci está mesmo preso. Alguns enxergam o saci lá dentro, outros são céticos
De repente, os alunos saem de suas respectivas salas de aula, voltam para o pátio arrepiados, porque encontraram seus materiais remexidos, uma bagunça de carteiras deslocadas. Houve um só grito: "O saci passou por aqui".  Ninguém disse para as crianças que as responsáveis por tudo isso foram as professoras.
Fila de alunos. Eles querem ver se o saci está mesmo preso
Zé Renato, no pátio, deu uma aula divertida sobre folclore, conteúdo da literatura brasileiro, como nas obras de Monteiro Lobato e Mário de Andrade. 

Edmar, técnico de som da Secretaria Municipal de Educação 
  

Nenhum comentário: