AGENDA CULTURAL

29.10.13

Araçatuba, centro cultural


Hélio Consolaro*

No sábado, 26 de outubro de 2013, na boca da noite, estava este secretário numa mesa da Cantina da Praça João Pessoa, Araçatuba, à espera da família para que assistíssemos o show da banda Black Rio.

Numa mesa ao lado, conversavam sobre a Orquestra Municipal de Sopros Bruno Zago (nem sabiam que ela havia sido batizada) e a Fanfarra Municipal de Araçatuba. Também não sabiam que a FAMA não era mais ajudada pela Reunidas Paulista. Achavam que tudo havia acabado.

Entrei na conversa, dizendo que as duas entidades musicais são mantidas pela Secretaria Municipal de Cultura (leia-se Prefeitura),sendo que a orquestra tem um orçamento anual de R$ 150 mil e a fanfarra de R$ 100 mil. E que ao adotar o Vôlei Futuro, a Reunidas Paulista não quis saber mais da FAMA. Os dirigentes da empresa são de veneta.

A pessoa insistia que orquestra e fanfarra não existiam, pois ele nunca mais via ambas se apresentarem. Expliquei-lhe que ambas são bem requisitadas por escolas, entidades e que os músicos estão até estressados de tantas apresentações.

A pessoa persistiu:

- Mas eu não vejo!

Respondi-lhe com minha finesse italiana:

- Isso é um problema seu. Você não sai de seu caramujo...

A pessoa continuou argumentando que Araçatuba não dá valor à cultura e despejou um balde de desqualificativos. E esbravejou:

- Você vai ver, nesse show não vai ter ninguém. Devia já estar cheio!

Contra-argumentei que ainda era cedo, estávamos em horário de verão. E que teríamos um grande público.

Enfim, as pessoas foram chegando, chegando e houve um grande público para minha alegria. O sujeito virou a cara comigo, não puxou mais conversa. Toma, pessimista de uma figa!

Como nesses 05 anos de administração do prefeito Cido Sério houve investimento em cultura, principalmente na formação de público, Araçatuba hoje, além de ser polo de muitas coisas, é polo cultural da região. Mas ainda há gente com complexo de vira-lata, torcendo contra.

No último fim de semana, houve 08 grandes eventos em Araçatuba e todos com grande público. Em 2009, havia a filosofia de marcar apenas um evento na cidade, porque com dois, havia esvaziamento de público. Felizmente, deixamos de ter a mentalidade de uma corruptela.

O setor gastronômico, por exemplo, nunca teve suas casas tão cheias. Araçatuba ganhou confiança em si e transmitiu toda essa galhardia à região.

Não resolvemos todos os problemas, mas temos uma garra danada para enfrentá-los, não há preguiça na administração do prefeito Cido Sério-PT.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Secretário Municipal de Cultura de Araçatuba-SP

Um comentário:

Gabriel Araújo dos Santos disse...

Esta sua narrativa, Caríssimo Consa, confirma ainda mais aquilo que penso de você. Tem garra!!! Acho que o seu incrédulo e derrotado interlocutor nem sabe que existe horário de verão. Você foi muito paciencioso, e até mesmo corajoso, ao atirar "pérola aos porcos". Bié.