AGENDA CULTURAL

3.11.13

O partido do diálogo


Hélio Consolaro*

Dentro da discussão instalada no interior do PT nestes tempos de eleição interna, alicerçada no saudosismo, há os que dizem: “éramos felizes e não sabíamos”. Essa mesma discussão ocorre no futebol, quando se jogava sem pensar em dinheiro, um chamado à volta ao passado.

O PT está construindo uma democracia moderna no Brasil, fez o capitalismo reconhecer a necessidade da justiça social, de criar mecanismos de compensação diante da perversidade do sistema. Até os outros partidos reconhecem isso. Eles tiveram que também mudar alguma coisa em sua organização por causa do partido criado por Lula.

Em 2001, influenciado por José Dirceu e Lula da Silva, o PT estabeleceu um arco de aliança mais amplo, admitindo a presença de partidos que não estão no campo da esquerda. Isso propiciou as vitórias a partir de 2002. Saímos do gueto. Devido a isso, as forças conservadoras são inimigas figadais dos dois, querendo vê-los destruídos, mortos.  

Nesta eleição interna do PT, há gente, principalmente das antigas tendências, com discursos saudosistas. Só falta falar “vamos voltar ao gueto”. Tais militantes ignoram que 60% dos filiados são posteriores a 2002. Filiaram-se quando o partido já tinha 20 anos de história. Os filiados veteranos necessitam dar formação aos novatos, contar a história do partido, como é ser petista, sem pretender uma volta ao passado.  

Mas ao contrário, alguns dos veteranos lembram com saudades de quando os militantes eram voluntários, nada recebiam. Lamentam que agora os filiados pedem remuneração, solicitam cargos na administração pública. Há muita gente politicamente profissionalizada, sendo paga com o dinheiro das mensalidades. E por que não? Militância não é sacerdócio, nem partido é igreja. Aliás, até as igrejas gostam de dinheiro.

Há petista querendo ser pobre novamente. Nunca vi isso, só em biografias de santos. Aliás, há gente na esquerda brasileira que corre do poder, por isso procuram os partidos mais radicais, que nunca ganham eleição, gostam do isolamento político.

Precisamos construir um partido com diálogo, estar aberto a alianças com outras forças políticas, construir junto com a sociedade o país que queremos, por isso sua inserção nos movimentos sociais é fundamental.

Para conduzir essa tarefa, necessitamos de dirigentes com cabeça aberta, propensos ao diálogo, querendo o PT na rua, mostrando as suas propostas, pacificamente.  

No dia 10 de novembro, domingo, o dia todo, estaremos na Câmara Municipal de Araçatuba fazendo essa escolha. Votando Rui Falcão, para presidente nacional e na chapa “O partido que muda o Brasil”; Emídio de Souza, presidente estadual; Beatriz Nogueira, presidente municipal, e na chapa “A força do diálogo no crescimento do partido”; Giseli Pereira da Silva, coordenação da macrorregião, e na chapa “Macro Araçatuba em movimento”.  


*Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP

2 comentários:

Anônimo disse...

Faltou imparcialidade em seu texto, mostrando mais uma vez que essa chapa parte do princípio da coação, de falar mal dos demais.
Você é um conservador, a diferença é que você é um conservador com cargo, ou seja, ou você apoia mesmo não concordando ou você perde seu cargo.
Ao invés de criticar seus amigos que você os julgam como conservadores, deveria estar feliz por um processo democrático acontecer, porque um dia você já foi do outro lado, não só você, mas como tantos outros que estão a mercê de cargos, tem o rabo preso.

Anônimo disse...

Prezado Hélio Consolaro, vi esse tema em um facebook, e vim então ler o seu texto. Me pegou de surpresa suas palavras. E em partes vou concordar com a pessoa que escreveu a resposta acima. Pois realmente você tem amigos do outro lado e que aqui você os chamam de conservadores/ radicais. Deixa eu entender... então todo mundo tem que obedecer o que o Sr. Cido Sério exclama? Ninguém pode ter pensamento contra o que está acontecendo com o PT atual de Araçatuba? Um Diretório com cargos é um diretório de rabo preso!
Você acha justo vim pessoas de SP que ficam encostado na Prefeitura só usando o Facebook e Blog como caso do Marco Benedito e com status e salário de Secretário? Ora essa, o povo não é tão pobre de inteligência a ponto de aceitar tais atitudes como essa.

Meu caro colega de anos de batalha, é triste saber que a chapa que você faz parte andou ameaçando militantes na cidade. E soube disso justo por um militante ameaçado a perder algumas coisas, inclusive um cargo com salário de 900 reais.

Para ter "PODER" é necessário ameaçar? Está parecendo o PCC esse novo partido dos trabalhadores que você está apoiando.. e logo você inteligente, respeitado e admirado por tantos.

Meu caro, não esperava ler esse texto seu, esse apoio cego a quem puxou tapete do Alex Lapenta, como o Marco Benedito e ambos estão na mesma chapa. Entre tantos outros que são inimigos entre eles mas que estão na sua chapa,porque tem rabo preso!!

Abraço

Souza