AGENDA CULTURAL

7.11.13

Rubens do Amaral: jornalista e escritor

No último boletim da União Brasileira de Escritores (agosto de 2013), o escritor Paulo Bomfim escreveu um artigo sobre Monteiro Lobato, ele se referiu a RA: "Cheguei à Livraria Brasiliense, na rua Barão de Itapetininga, e subi para o apartamento do escritor. Lá chegando, vou encontrá-lo rodeado de alguns amigos. Edgard Cavalheiro, Fidelino de Figueiredo, Oavianinho Alves de Lima e, se não me falha a memória, Rubens do Amaral." 

Justamente eu, frequentador da biblioteca municipal Rubens do Amaral, quando ela ficava na praça Rui Barbosa, onde é hoje o Banco do Brasil, não sabia quem era o patrono Rubens do Amaral. Outro agravante, depois de quase cinco anos como secretário municipal de Cultura, não tinha tido ainda a curiosidade de pesquisar a vida do patrono de nossa biblioteca.

Procurei algo pela internet, mas encontrei pouca coisa, por isso liguei para a Tânia Capelari, a chefe da biblioteca e solicitei-lhe se havia alguma pasta, arquivo, sobre a vida de Rubens do Amaral. E recebi um farto material que está sendo escaneado.

Hoje, neste modesto blog, compartilho com a rede quem foi Rubens do Amaral. Artigo publicado em 14/3/1975 no jornal A COMARCA, de Araçatuba, assinado pelo professor Luiz Ortiz.
Rubens do Amaral
Rubens do Amaral nasceu em S. Carlos, Estado de São Paulo, a 14 de março de 1890. É filho de José Elias do Amaral e de D. Anna Joaquina Pacheco do Amaral, de família das mais tradicionais entre as antigas famílias paulistas.
Cursou escolas primárias públicas e particulares e logo aos 12 anos foi para Araraquara como empregado no comércio. Em 1903, transferiu-se para a Capital, exercendo a mesma profissão. Nas horas vagas , começou a preparar-se como auto-didata e em 1907 iniciou a sua carreira jornalista como revisor do Comércio de São Paulo. Foi chefe da revisão e em seguida ocupou cargos de repórter e redator daquele jornal diário, alcançando já em 1908 o posto de subsecretário.
Passou-se para outro diário “A Notícia”. Em 1909 regressou à terra natal como redator-chefe da “Cidade de S. Carlos”. No ano seguinte, pertenceu ao corpo redatorial de “A Tribuna” de Santos, voltando ao fim de alguns meses para S. Carlos, onde dirigiu novamente a “Cidade” por espaço de 20 meses.
Fixando-se mais tarde na Capital, pertenceu pela segunda vez à redação do “Comércio de S. Paulo". Redigiu também  as revistas “Vida moderna” ,“Ilustração Paulista” e “S. Paulo Ilustrado”.
Foi redator-secretário de “A Noite” e, por um curto período seu correspondente no Rio de Janeiro. Estava em posto idêntico no vespertino “A Hora”quando foi convidado para chefe da redação do “Diário da Tarde”, de Curitiba, estado do Paraná, em fins de 1913.
Foi promovido em 1914 a redator-chefe desse jornal e no mesmo ano dirigiu também o Diário da Manhã.
Em 1915, já em S. Paulo, foi diretor de “A Nação”. No ano imediato, redator de “O Combate”. Trabalhou ainda noutros jornais e revistas. Em 1919, tendo enviuvado de sua primeira esposa, retirou-se para Jaú, em busca de repouso. Ai, envolveu-o a política, forçando-o a ficar por mais anos como diretor do “Comercio”, diário local.

Esteve preso em 1924, sob acusação de ter tomado parte do movimento revolucionário chefiado pelo gerente Isidoro Dias Lopes.

Em 1925, vindo para capital, foi em três anos sucessivamente colaborador, redator, subsecretário, secretário, redador-chefe e diretor do “Diário da Noite”, que era o mais difundido e o mais prestigioso vespertino paulistano. Deixou-o para fundar e dirigir o “Diário de São Paulo”, da mesma empresa.

Em 1931 reorganizou a “Folha da Manhã" e a “Folha da Noite”, que haviam sido fechadas em consequência do movimento revolucionário que depôs o presidente Washington Luis.  Fundou em 1936 o “Correio de São Paulo”, que foi a bandeira da Revolução Constitucionalista.

É abundante a sua colaboração em jornais de S. Paulo, do Rio de Janeiro e dos Estados, em mais de trinta anos de intensa e continua atividade jornalística.

Elemento efetivo da União Jornalística Brasileira e, depois da Imprensa Brasileira Reunida, as duas mais importantes empresas distribuidoras de artigos de colaboração para a imprensa do Brasil, foi diretor de primeira delas.

Conselheiro em dois períodos da Associação Paulista de Imprensa. Membro da Academia Paulista de Letras, onde ocupou a cadeira “Álvares de Azevedo”, sucedendo a Wenceslau de Queiroz.

Dois livros publicados: “A Campanha Liberal” ensaios sobre a Revolução de 30 e “Terra Roxa”, os romances do café.

Na sua produção jornalística consagrou-se preferentemente a assuntos políticos e econômicos. Dedica-se também à critica literária tendo mantido na “Folha da Manha” uma seção semanal “Livros e Idéias”.

São Paulo comemorou o seu jubileu jornalístico com uma festa e que compareceu a elite intelectual, política e social do Estado, sem distinção de partidos, correntes ou quaisquer outras, uma consagração que Rubens do Amaral recebeu como o maior prêmio de sua obra de homem de imprensa.

Em 1940, Araçatuba fundou-se a biblioteca Pública Rubéns do Amaral. Em 1942, instituiu-se o centro de Cultura Artística “Rubens do Amaral”, de São Carlos. Em 1943, nasceu em Jaú a Sociedade de Cultura Artística “Rubens do Amaral” e o Centro Cultural de Bauru criou a Biblioteca “Rubens do Amaral”. (Publicado no extinto jornal A COMARCA, de 14/3/1975.)

Nenhum comentário: