AGENDA CULTURAL

11.12.13

Júnior Zambon, sem medo

Hélio Consolaro*

Júnior Zambon é uma figura polêmica no meio artístico de Araçatuba, porque ele foge dos padrões estabelecidos. Ele imita, e bem, shows estrangeiros. Dubla, com muita sincronia, musicais da Brodway, por exemplo. Qualquer desavisado, pode sair dizendo que os bailarinos cantam muito bem. E não esconde a imitação de ninguém. Mostra no palco projeções de parte do número original e depois apresenta o seu. 

Suas apresentações têm glamour e encanta o público que desconhece ou não está nem aí com as normas técnicas, estéticas da dança etc. Todas as linguagens se cruzam no palco. Essa ousadia lhe deu o prêmio Troféu Odette Costa 2012. Seus espetáculos lotam o teatro municipal Castro Alves.
Há uma passagem que compõe a lenda "Júnior Zambon" em Araçatuba, quando ainda existia o teatro São João. Durante um de seus espetáculos, suspendeu a coreografia em andamento, da qual participava, porque sua lente de contato havia caído no palco. Naquela época, esse tipo de lente devia custar caro.  
A mesma pessoa que discorda de algumas coisas feitas pelo Júnior Zambon no campo da dança (ousadias), me disse que as academias de dança de Araçatuba estão com atraso de 30 anos, pois só fazem coisas para agradar os pais das alunas. Não ousam, não apresentam nada novo, nem a renovação já estabelecida e incorporada em nível nacional. 

No domingo, 8/12/2013 (segundo dia), assisti ao espetáculo de 10 anos de existência do Junior's Grupo de Dança. O norte foi a retrospectiva. Depois disso é que fui ouvir os entendidos, para juntar àquilo que pensava sobre o Júnior, que continua favorável.
Pelo espetáculo, senti que apesar de não levar "academia no nome", Junior's Grupo de Dança é uma academia, pois está preocupado em ensinar. Também está muito ligado a Birigui, principalmente a academia Leia Abreu. Ele não faz parte do establishment da dança em Araçatuba porque revoluciona.    
Veja anúncio no Facebook, páginas de fãs e alunas:  "Junior's Grupo de Dança" abre matrículas para 2014. Se você quer dançar os musicais da Boradway e as músicas pop do momento, essa é a sua chance! Ligue e reserve sua vaga no melhor grupo de dança de toda a região de Araçatuba (99707 1261 - Vivo). André Primão, rei momo de Araçatuba 2014, faz parte de seu grupo. 

Júnior Zambon deixa seus alunos (sem faixa etária específica) apaixonados pelos espetáculos, por ele, por aquilo que é ensinado. Ele encanta. Essa paixão me fascinou.  

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura Araçatuba-SP

2 comentários:

JÚNIOR ZAMBON disse...

CARO SENHOR HÉLIO CONSOLARO, CONCORDO EM GENERO, NUMERO E GRAU COM TUDO O QUE DISSE A MEU RESPEITO, E OBRIGADO PELO TERMO "LENDA".
POREM QUERO FAZER UMA RESALVA A "MINHA PESSOA", ALEM DE EM ALGUNS MOMENTOS DUBLAR AS MUSICAS REALMENTE, EM OUTROS MOMENTOS "CANTO E AO VIVO"!!!, POIS ALEM DE DANÇAR, INTERPRETAR, TAMBÉM CANTO!!! E NESSE ESPETACULO EM ESPECIFICO CANTEI DUAS MUSICAS AO VIVO, PORTANTO MINHA PESSOA NÃO DEIXARIA DE FAZER ALGUM TIPO DE CORREÇÃO A RESPEITO DAS MINHAS FACETAS ARTISTICAS QUE SÃO VARIAS.
OBRIGADO PELAS PALAVRAS COMPARATIVAS E ELOGIOSAS A MEU TRABALHO, POIS O LEVO EXTREMAMENTE A SERIO, E PROCURO PRIMEIRAMENTE FAZE LO DE ALTISSIMA QUALIDADE CONFORME MINHAS POSSIBILIDADES, POIS ACREDITO QUE O PUBLICO QUE ME ASSISTE UMA, DUAS, TRES VEZES, NÃO QUER VER ALGO MENOS DO QUE ASSISTIU ANTERIORMENTE, MEU PUBLICO QUER SEMPRE ALGO NOVO, SURPREENDENTE, ALGO QUE OS TIRE DAS SUAS VIDAS COTIDIANAS, NEM QUE POR DUAS HORAS OS LEVEM PARA ALGO MAGICO,ALGO REVOLUCIONARIO, FANTASTICO, ETC...
TENHO SEMPRE UM GRANDE COMPROMISSO COM A PLATEIA.
AGRADEÇO NOVAMENTE SUA CRITICA E SE POSSIVEL TE LO NOVAMENTE EM MINHA PLATEIA ANO QUE VEM.
JÚNIOR ZAMBON "A LENDA" RSRSRS

Angélica disse...

- Júnior Zambon arrasa, você tem muito talento , não só você como seu grupo enteiro , além de dançar muito bem e atuar você ainda canta, e o que eu acho mais legal que os números de danças são diversificados, como você mostra arte da dança mas antigas , e as mais atuais ou seja para todos os gosto , parabéns pelo seu trabalho te desejo todo sucesso do mundo .