AGENDA CULTURAL

24.1.14

Marta Suplicy em Araçatuba

Secretário municipal de Cultura de Araçatuba, Hélio Consolaro com a ministra Marta Suplicy
Hélio Consolaro*

Na próxima quinta-feira, 30 de janeiro, Araçatuba receberá a visita da senadora Marta Suplicy (PT). Nunca dantes, recebemos visita de um ministro da Cultura (MinC). 

O Ministério da Cultura (MinC) foi criado em 15 de março de 1985, quando José Sarney tomou posse da presidência do Brasil. Seu primeiro ministro foi José Aparecido de Oliveira. Antes, a questão cultura do país era administrada pelo Ministério de Educação e Cultura.

Apesar de a palavra “Cultura” ter sido tirada do Ministério da Educação, em sua abreviatura, continua sendo chamado de MEC. O governo Collor rebaixou o MinC para secretaria da Cultura, ligada diretamente à presidência. Em 1992, Itamar Franco deu à cultura status de ministério.
Ministra com deputados e Consórcio Intermunicipal Culturando
A ministra Marta Suplicy sabe que a cultura tem força na transformação social, papel preponderante na construção da cidadania, por isso apoia também as iniciativas populares.

Outro fato inusitado é que a cultura de Araçatuba nunca recebeu recursos federais. Atualmente, o MinC está investindo R$ 960 mil, com mais a contrapartida da Prefeitura de R$480 mil para oito entidades araçatubenses terem condições de realizarem seus projetos culturais. Também está sendo construído no parque residencial Atlântico o CEU – Centro das Artes e do Esporte.

As entidades que tiveram seus projetos culturais aprovados pelo Consórcio Intermunicipal Cultural e o MinC são a  Academia Araçatubense de Letras, a Fundação Mirim, o Hospital Benedita Fernandes, a Associação Livre dos Músicos de Araçatuba (ALMA), o Centro de Tradições Culturais, a Associação Cultural Afro-Brasileira de Araçatuba, a Escola de Samba Sonho e Fantasia, a Escola de Samba Unidos da Zona Leste.

A relação do prefeito Cido Sério (PT) com Brasília é outra, Araçatuba teve os canais desobstruídos. O município já teve vários prefeitos do mesmo partido do presidente da República, mas pouco conseguiam do Governo Federal. Não tinham força política, liderança forte.

No dia 30, quinta-feira, às 12h30, visitará o prefeito Cido Sério em seu gabinete, depois dará entrevista coletiva à imprensa e demais mídias. Em seguida, almoçará num restaurante da cidade, certamente no Choppompeu, para saborear nosso cupim casqueirado. Estará acompanhando a ministra o presidente do Consórcio Intermunicipal Culturando, prefeito Sérgio de Mello, de Guaíra.

A ministra também participará de uma assembleia no teatro Castro Alves, 15h30, com agentes culturais, prefeitos, vereadores e líderes comunitários, entidades beneficiadas com o Ponto de Cultura. E na sua fala, explicará a importância do Vale-Cultura.

A presença de ministro da Cultura em Araçatuba, ainda mais sendo Marta Suplicy, é um sinal de que o prefeito Cido Sério está dando a devida importância à cultura de Araçatuba.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP.  


2 comentários:

Anônimo disse...

Ano de eleição é assim mesmo, babão.

Anônimo disse...

É sempre de muito relevo a visita à nossa cidade de um Ministro de Estado, eventos que vêm de acontecer, não com raridade, durante a gestão do Prefeito Cido´Sério. Agora é a vez da Ministra Marta que certamente será muito bem recebida pela comunidade, sempre como convém a um povo hospitaleiro como o de Araçatuba.