AGENDA CULTURAL

9.4.14

Arte e água - essenciais à vida

Hélio Consolaro*

Está em andamento, desde 02 até 26/04/2014, a exposição “Arte e água – essenciais para a vida” no hipermercado Muffato, Araçatuba.

Já sabemos pela experiência de nosso cotidiano que nosso corpo contém dois terços de água, portanto, a falta ou a poluição dela compromete nossa vida.
 
Catálogo da exposição
Já a arte, em nossa civilização, parece algo supérfluo, apenas reservado para alguns privilegiados. Na verdade, ela é tão indispensável quanto a água para a nossa saúde mental.

Ninguém vive sem arte, seja simplória ou sofisticada, sempre se faz presente em nossa vida. Aliás, ela é um meio terapêutico eficiente na cura das doenças mentais.

A arte é uma espécie de fazer em que cada um revela a sua individualidade, deixa suas impressões digitais. Seja, música, teatro, pintura, literatura. Na contação de história, ao pintar um guardanapo, ao cantar (ou ouvir) um pagode, ao pichar um muro. Às vezes, não entendemos o porquê da arte ser essencial à vida porque a elitizamos demais, como se arte fosse uma coisa de bacanas.
Caderno de orientações
pedagógicas
do professor

Com esse pensamento amplo sobre arte, aproveitando a Lei Rouanet, o Rabobank está financiando um projeto da Elo 3 (produtora cultural) chamado “Museu Itinerante”, que já esteve em Araçatuba em 2009. A proposta é percorrer 40 cidades. Araçatuba é uma delas, por ter a pecuária como atividade econômica forte (especialidade do Rabobank).

A secretaria municipal de Cultura de Araçatuba, procurada pela Elo 3, fez o papel de viabilizar a exposição na cidade, encontrando receptividade na Secretaria municipal de Educação, na pessoa do secretário Luís Carlos Custódio; e no hipermercado Muffato, na pessoa do gerente Ronaldo Gouveia. O papel da Secretaria municipal de Cultura foi juntar as partes.

Assim, as arte-educadoras das escolas foram treinadas, como também os monitores contratados para a exposição (caderno educativo do professor). As escolas municipais fazem um trabalho com os alunos por meio de material fornecido pela Elo 3 (catálogo da exposição) e levam-nos até a exposição mais preparados para a fruição. 
 
Prefeito Cido Sério e Fernanda Russo,
representante de Araçatuba na exposição
Se você, caro leitor, quiser visitar o Museu Itinerante (Arte e Água – essenciais para a vida), compareça até o Muffato, andar térreo, ao lado da esteira, e veja as reproduções de quadros famosos de nossa pintura artística. Não deixe de passar pelo quadro da artista plástica Fernanda Russo, que representa Araçatuba na mostra. Aberto também em finais de semana. Contamos com sua presença. 

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP






Um comentário:

Patrícia Bracale disse...

Fotos do evento e mediação das visitas das escolas
no Face.