AGENDA CULTURAL

24.4.14

Canal NBR - Notícias do Brasil

A INFLUÊNCIA DO PODER ECONÔMICO NOS NECESSÁRIOS MEIOS DE INFORMAÇÃO DOS GOVERNOS 

Por Paulo Penalva Mancini* 


Nossa organização social e política (diga-se de certa forma o "Estado")  no Brasil - e no mundo, podemos, infelizmente,  generalizar) - estão tão emborcadas, embarcadas ou dominadas pelo poder econômico do "mercado", ou dos "mercados", que o Estado praticamente não pode dar publicidade às suas ações de governo ou governança. 

Esta reflexão me veio à mente depois que descobri, entre surpresa e espanto, passeando entre os mais de cem canais de TV fechada, cujos serviços eu acabei de trocar, a existência de um canal (NBR) do Governo Federal (o Poder Executivo). Meu espanto foi de nunca ter ouvido falar de sua existência!!! Olha que eu procuro me manter informado sobre as realizações do Governo Federal há muito tempo. 

Pensando bem, era mesmo de se esperar que o Poder Executivo nacional tivesse um canal para divulgação de suas ações e políticas, assim como o Poder Legislativo tem seus canais (TV Câmara e TV Senado) e o Poder Judiciário também (TV Justiça). 


Mas como explicar o fato de que nem o próprio Governo Federal se empenhe em divulgar, mesmo que seja apenas entre os filiados ao partido (PT) que hoje lidera uma coalisão governista? É estranho, 
espantoso e dá uma dimensão do poder do "mercado" - que tem na grande mídia privada seu principal e poderoso 'partido' - a que estamos submetidos. 


Hoje tive oportunidade de ver dois bons e instrutivos discursos da Dilma: um falando no Conselho de Desenvolvimento Social e Econômico - especialmente sobre a entrega de dois navios petroleiros - "Dragão do Mar" e "Henrique Dias - produzidos totalmente em estaleiros brasileiros, cujo número de trabalhadores saltou em dez anos de 7800 funcionários para 113.000 trabalhadores. Também, através de uma política de parcerias e modernização que coloca estes estaleiros em condição de produzir 
embarcações para todo o mundo e não apenas para o Brasil. 

O outro foi na inauguração do "Pier Sul do Aeroporto de Brasília" que dobrou sua capacidade de atendimento. Nos últimos dez anos o número de usuários brasileiros do transporte aéreo cresceu cerca de 11% ao ano. Em ritmo chinês. É pouca coisa? 

Em uma entrevista com duas lideranças negras, tive a oportunidade de assistir no próprio canal do Governo Federal, críticas contundentes ao orçamento destinado às políticas de ações afirmativas do Executivo. O que demonstra que a equipe de jornalismo, procura - mesmo sendo jornalistas de uma emissora dedicada a divulgar ações do Governo Federal - fazer Jornalismo democrático. 

Assistam NBR, já que o Governo não faz divulgação de seu canal, faço eu. Na Claro é o canal 10 (na Net, canal 23) nas outras provedoras de canais fechados eu não sei, mas o nome é esse: NBR 


*Paulo José Penalva Mancini é formado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos, é Mestre em Engenharia Civil na área de resíduos sólidos e é coordenador do Departamento Municipal de Meio Ambiente de São Carlos.

Nenhum comentário: