AGENDA CULTURAL

15.6.14

Araçatuba mudou

Final do show Canções dos Musicais
Hélio Consolaro*

Quando o prefeito Cido Sério (PT) me confiou a Secretaria Municipal de Cultura em 2009, uma espécie de gerente do setor, chamei todos os segmentos culturais para ajudar na minha árdua tarefa, porque a pasta estava meio desacreditada.

Fiz reuniões com todos os segmentos culturais da cidade. Muitos se propuseram a ajudar, outros ficaram indiferentes, mas ninguém se dispôs a atrapalhar o meu trabalho. A equipe da secretaria era diminuta, enfim, a sua estrutura não era digna do nome por sua pequenez.

Depois de certa caminhada, aqueles que se dispuseram a me ajudar, promoveram uma cisão política no Conselho Municipal de Políticas Culturais, antes da hora, tendo em vista as eleições municipais de 2012. Bateram em retirada e ficaram sem espaço político. Foram dias difíceis.
 
Público do Cantata Coral
Escrevo tudo isso porque hoje a Secretaria Municipal de Cultura passa felizmente por um período de calmaria. Os agentes culturais passaram a entender as intenções da administração municipal. 

Inauguramos uma nova mentalidade na gestão cultural de Araçatuba. Construímos uma cidadania cultural, questionadora no primeiro momento, e propositiva no segundo.  


Essas reflexões me passaram pela cabeça neste fim de semana. Assisti a dois espetáculos no teatro municipal Castro Alves: Serenata dos Namorados do Grupo Amigos da Seresta na sexta (com gente de pé), organizado por Aurélio Rosalino; e a terceira sessão (também lotada) de As Canções dos Musicais, com o Cantata Coral, da professora Neila Fontão, no sábado. Ambos promovidos com ajuda financeira da Prefeitura de Araçatuba.

No mesmo sábado à noite, houve uma atividade da cultura popular, a 2.ª Quermesse da Estação Taveira no bairro rural de Engenheiro Taveira. Um grupo de artesãs criou uma associação para incrementar o artesanato no local com apoio também da Secretaria Municipal de Cultura. A quermesse era uma forma de buscar recursos.

Fiquei por lá até as 19h45, fui assistir ao Cantata Coral no teatro Castro Alves e voltei correndo para Eng.º Taveira. Ao chegar, me assustei com tanta gente. Não era gente mandada pelo prefeito em socorro, mas pessoas que acreditaram na iniciativa. Parece que o fator de levar Sérgio Reis em Taveira acordou os moradores. A paciência e a persistência venceram a desconfiança.
Público de Eng.º Taveira
 O prefeito Cido Sério numa assembléia de orçamento participativo em Taveira (único bairro rural a tê-la) fez uma afirmação interessante: “Nunca um prefeito de Araçatuba veio tanto a este bairro no exercício do mandato como eu”. A legalização da propriedade dos lotes comprados antigamente vai sair pelo projeto Cidade Legal. Essa falta de escritura das propriedades é que emperra o crescimento de Taveira.

Esses três eventos deste final de semana me fizeram sentir realizado, como se quisesse gritar: “Conseguimos!”. Era cidade acreditando nela mesma, nos seus talentos, no seu poder de organização.

Não fizemos tudo na secretaria, mas conseguimos pelo menos colocar a cultura de Araçatuba em lugar de destaque na região e no Estado de São Paulo. Pode contar por aí que Araçatuba mudou.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP  
  

   



Um comentário:

HAMILTON BRITO... disse...

Sem contar o grupo experimental, eu participo de mais quatro grupos de literatura esparramados por aí. Há muito tempo que mando os seus blogs para os membros desses grupos mostrando que que se faz aqui em Araçatuba, sobretudo, no quesito cultura.