AGENDA CULTURAL

30.9.14

Faculdade de Medicina de Araçatuba


Hélio Consolaro*

Qual seria a sigla de Faculdade de Medicina de Araçatuba? Alguém ao meu lado brincou: FAMA. Mas na hora me lembrei de nossa fanfarra: Fanfarra Municipal de Araçatuba - FAMA.


Na verdade, em toda eleição tocam as trombetas com a promessa:


- Se eleito for, trarei para Araçatuba a sonhada faculdade de medicina!


Então, nesse caso, as duas siglas se encontram: fazem barulho. A corporação musical diverte as pessoas com sua arte, enquanto a Faculdade de Medicina de Araçatuba sempre fora uma promessa vazia.

Mas na eleição de 2014, ninguém veio aqui prometer, o processo burocrático está concluso, o ministro da Saúde Arthur Chioro marcou data para início das aulas. Falta apenas concluir a licitação. Não é demagogia, não se trata de farofa...

É o programa Mais Médicos proposto pela presidenta Dilma Rousseff e aproado pelo Congresso Nacional.

Há 50 anos, diziam que o Hospital Modelo seria o local de os alunos da faculdade de medicina de Araçatuba fazerem residência. Os jovens daquela época já estão se aposentando como médicos, o arcabouço arquitetônico do hospital foi implodido, livrou-se de seu fantasma, porque nunca foi concluído. E também pelo prefeito Cido Sério (PT).


Na verdade, trata-se da instalação de um curso de medicina numa instituição de ensino, mas no imaginário da população consta o nome da sonhada Faculdade de Medicina de Araçatuba.


Pecuaristas, médicos, professores governaram a cidade como prefeito e ninguém conseguiu tal proeza, precisou um trabalhador, um bancário se eleger prefeito, um menino que espiava Araçatuba a partir de sua periferia, vendo a lambança da elite, implodir o fantasma e conseguir instalar o curso de medicina na cidade ao se tornar prefeito da cidade.


Dilma Rousseff (PT), com sonhos de sua trajetória de vida, membro de um partido que tem olhos para a população, ajudou o prefeito Cido Sério (PT) a realizar o sonho de seu povo. Do governo estadual, dirigido pelo PSDB, só ouvimos não à Faculdade de Medicina de Araçatuba.


Deixe, caro leitor, os cães ladrarem sua incompetência. Enquanto isso, a carroça da história passa registrando os fatos.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP


2 comentários:

Anônimo disse...

Isto eh um discurso PTralha!
Qual a relacao entre as origens do atual prefeito com o curso de Medicina finalmente aprovado??
UNIP,Unisalesiano e Unitoledo investiram em novos cursos de Engenharias e Veterinaria que sequer tem estruturas,laboratorios,muito menos possibilidades de estagios na area,o profissional se forma com CREA,mas sabe muito pouco da pratica e da teoria e trabalham atualmente em aracatuba com outros cargos que nem se assimilam a sua formacao.
Pergunto me se este curso,nao se tornara mais um igual a Medicina de Prudente, e Fernandopolis!!??Altas mensalidades e medicos sem conhecimento sobre saude.
Se outros prefeitos nao o fizeram,porque de certa forma sabem das desvantagens de investir algo elucidativo e ambicao politica!!!

Anônimo disse...

Concordo que os cursos de medicina da região não formam profissionais qualificados. Concordo também que os cursos de engenharia da UNIP, UniSalesiano e UniToledo não qualificam ninguém como deveriam, além do conteúdo teórico. Conheço diversos formandos nestes cursos que, ou foram para grandes centros buscar emprego e conhecimento nas áreas de engenharia em que se formaram ou, trabalham com áreas totalmente desvinculadas dos cursos que fizeram. Isso se deve ao fato da região não ter campo para estas engenharias. As faculdades que os oferecem, muito menos tem laboratório com tecnologia suficiente. Veja o UniSalesiano... vai lá dar uma olhadinha nos laboratórios de TELECOMUNICAÇÕES, MECATRÔNICA, etc... A formação prática destes cursos em Araçatuba, seja qual for a faculdade, é quase de nível técnico. Eu disse "quase". Fica bem perto. Vai lá e consulte o acervo de livros destes cursos. Obras desatualizadas. Triste realidade... Infelizmente! Será que a medicina será igual? Esta autorização NÃO TEM NADA A VER COM O PROGRAMA MAIS MÉDICOS, que visa apenas distribuir profissionais não muito qualificados para atendimentos de nível básico (POSTOS DE SAÚDE). O programa MAIS MÉDICOS não tem em pauta autorização de abertura de novas faculdades de medicina.