AGENDA CULTURAL

17.10.14

Lançamento da coletânea de contos, Três dedos de prosa, acontece no zoo de Americana

Gabriel Araújo dos Santos, Bié - o Prosador, esteve em Araçatuba durante três jornadas de literatura, falando com as crianças das escolas municipais 
           Foi da expressão "dois dedos de prosa", que surgiu o lançamento da Editora Adonis do mês de outubro. Adaptando a popular expressão por conta dos três contos que compõem o livro, Três dedos de prosa, escrito pelo mineiro Gabriel Araújo dos Santos ou simplesmente Bié, o prosador como é conhecido, mescla ficção e realidade presenteando o leitor com causos deliciosamente singelos e tocantes. O lançamento da obra está marcado para o próximo domingo, dia 19, das 10h às 12h, durante o Leitura com Pipoca no quiosque Gostinho de Leitura, localizado no Zoo de Americana. 
   
      Ilustrado por Paulo R. Masserani, o livro apresenta ao leitor a prosa de Gabriel em três contos: Aline e o pilão falante; Valente, o cachorro invisível e O menino que assobiava e o livrim de muitos cheiros todos criados a partir de fatos reais com uma pitadinha de imaginação do escritor. "Eu sempre me baseio na minha vivência ou na de outras pessoas. Aí eu pego um fato às vezes bem simples, corriqueiro, que não chamaria atenção de ninguém, e daquele fato tão singelo faço aquilo crescer como fermento. É como se fosse uma sementinha e você cuidando dela, ela se torna uma árvore frondosa", explica Gabriel.


      Nas 64 páginas de Três dedos de prosa Gabriel se inspira em histórias cotidianas e as escreve dando importância de trem-bala a um carro de boi, como escreve o jornalista Rogério Verzignasse no prefácio da obra.  Em Aline e o Pilão Falante o leitor se depara com a envolvente relação da protagonista com uma criaturinha singular, pouco conhecida na atualidade, o socador e o pilão. Peças consideradas de museu, esquecidas na dispensa da nona, são resgatadas por Aline e mudam o cotidiano da família. Já no conto Valente, o cachorro invisível avô e suas netas aprontam as mais emocionantes e engraçadas brincadeiras, recheadas de sustos e correria, que terminam em gostosas gargalhadas.
 
Gabriel Araújo dos Santos na Emeb Darcy Fontanelli, Araçatuba, falando com as crianças
      Os três contos que compõem o lançamento da Adonis rememoram a infância, reforçando a importância da imaginação e dos laços de família. Em O menino que assobiava e o livrim de muitos cheiros Gabriel relembra seus seis anos de idade no interior de Minas e compartilha com os leitores a história de João Grandim, uma espécie de autobiografia do escritor, nele se destacam o primeiro contato do personagem com um livro - Contos pátrios, de Olavo Bilac e Coelho Netto - e seu possível contato com um escritor muito famoso da época. "Era um senhor de óculos, chapéu e bengala. Fiquei com aquela imagem na memória. Setenta anos depois me deparei com aquela foto que guardei na memória em um jornal. O escritor que esteve na festividade de leitura do Grupo Escolar em Peçanha era Guimarães Rosa", explica orgulhoso. Gabriel repete as palavras ouvidas pelo escritor em 1946, mesmo ano da publicação de Sagarana "Ele disse: Eu só sou um escritor, não sou um criador de história, quem cria histórias é o cotidiano, se não fosse o cotidiano dar tudo eu não teria material para escrever meus contos".

      Gabriel seguiu as palavras de Guimarães Rosa e criou seu próprio jeito de escrever, sua literatura reflete o regionalismo de sua visão de criança do interior de Minas e do cotidiano o escritor retira inspirações para dar a elas altas doses de criatividade. O resultado é a literatura de Gabriel Araújo dos Santos.

Sobre o escritor

      Gabriel Araújo dos Santos, ou Bié, o Prosador, como também é conhecido, é natural de Serro/MG. Apesar de radicado no estado de São Paulo desde 1958, não deixou apagar de sua memória os acontecidos de seu cotidiano nas Alterosas, especialmente em Peçanha, onde foi criado. São mais de duas dezenas de antologias com seus causos. Só na Secretaria da Cultura de Porto Alegre somam-se sete histórias. Orgulha-se de ter sido publicado pela Unicamp, Universidade Federal de São João del Rei, Mapa Cultural do Estado de São Paulo, Fundação Cassiano Ricardo e Associação de Escritores de Bragança Paulista, além de ter recebido premiações na Unesp e na Puccamp. Pela Editora Adonis tem cinco obras publicadas: Candinho e suas histórias (2012), A farofa para o ano-novo (2012), Policarpo (2012) e os vencedores do Prêmio Agostinho de Cultura: Zé balão e suas histórias (2009) e O vô suas histórias e brincadeiras (2012).

Lançamento Três dedos de prosa
Dia 19 de outubro, das 10h às 12h, durante o Leitura com Pipoca, no quiosque Gostinho de Leitura
Av. Brasil, 2525 - Zoo de Americana

Um comentário:

Anônimo disse...

Caríssimo e atencioso Consa, pena a distância, e mais ainda tantos afazeres você tem por aí. Não fosse isso, não iriam ser três dedos de prosa, porém uma dezena deles, você como bom ouvinte que sempre foi, e eu tagarela de nascença. Você, mesmo sempre assoberbado, achou um tempinho para falar do Bié, pelo que lhe fico muito grato. Meu sincero abraço.

Bié.