AGENDA CULTURAL

29.10.14

Palestra marca lançamento de caminhada para alerta sobre câncer

Andréa Gaspar, o secretário de Participação Cidadã Alex Lapenta, Cido Sério, Naima Khatib e o secretário de Cultura Hélio Consolaro
29.10.14 - Uma palestra para profissionais da Rede Municipal de Ensino marcou o lançamento da "Caminhada Passos que Salvam", em prol do Hospital de Câncer Infantojuvenil Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de Barretos. O evento será realizado pelo segundo ano consecutivo em Araçatuba, e vai mobilizar a população integrando um total de 200 cidades e onze estados.

O prefeito Cido Sério participou da solenidade e falou da importância de o Município aderir a esta importante campanha, iniciada pela Universidade de St. Jude, em Memphis, nos Estados Unidos. A ação gerou excelentes resultados de cura com o diagnóstico precoce da doença.

A caminhada será realizada no dia 23 de novembro, nos 200 municípios que aderiram ao movimento. Em Araçatuba acontecerá na avenida Joaquim Pompeu de Toledo, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil. O início será
na esquina do supermercado Muffato. Os participantes seguirão pela avenida Joaquim Pompeu de Toledo até à rua Baguaçu, onde farão o retorno ao ponto de partida, num percurso total de quase cinco quilômetros.

O trabalho de conscientização começou a ser realizado nos Estados Unidos, aonde o índice de cura do câncer em crianças e adolescentes já chega a 90%. No Brasil, o índice é de 55%. Devido à parceria feita com os hospitais norte-americanos, as cidades que aderem ao programa têm o direito de enviar equipe de profissionais de saúde para participar de treinamento em Barretos. E passam a ter um canal direto com os profissionais do Hospital de Câncer de Barretos, os quais estão em contato direto com profissionais norte-americanos.

A campanha em Araçatuba tem apoio direto da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Participação Cidadã (SMPC), e está sendo coordenada pelos grupos Filhas de Jó, Demolay e Acácias, da Loja Maçônica Tupy. Andréa Gaspar, coordenadora de Filhas de Jó e responsável pelo evento na cidade, explica que é importante esta sensibilidade, para identificar os primeiros sintomas do câncer. "Às vezes, o câncer se manifesta de formas aparentemente comuns, e é difícil ter esta percepção. A caminhada serve para alertar os pais no sentido de que fiquem atentos com seus filhos, além de conscientizar sobre os perigos da doença".

Durante o lançamento, a coordenadora de campanhas do Hospital do Câncer de Barretos, Naima Khatib, deu uma palestra para profissionais da Rede Municipal de Ensino sobre a atenção aos principais sintomas do câncer em crianças e adolescentes. Estas profissionais irão repassar as informações no ambiente de trabalho e aos pais, com apoio de um folder produzido pela Prefeitura.

CAMINHADA

A caminhada começou há três anos, com a mobilização de 22 cidades. No ano passado, quando Araçatuba aderiu ao evento, foram 80 e, em 2014, 200 municípios já confirmaram. Estão sendo comercializados dois mil kits, com camiseta, boné e cadarços coloridos, ao preço de R$ 25, cuja arrecadação será revertida ao Hospital do Câncer.

Os kits podem ser encontrados na Secretaria Municipal de Participação Cidadã (rua Coelho Neto, 880), na Emeb Monsenhor Victor Ribeiro Mazzei (rua São Paulo, 694) e no SEB Thathi COC (avenida Joaquim Pompeu de Toledo, 75).

PRIMEIROS SINTOMAS DO CÂNCER INFANTIL

Existem diferentes sinais indicativos de que uma criança sofre de algum câncer. Portanto, atenção a esses sintomas.

- dores de cabeça pela manhã e vômito
- caroços no pescoço, nas axilas e na virilha; ínguas que não resolvem
- dores nas pernas que não passam e atrapalham as atividades das crianças
- manchas arroxeadas na pele, como hematomas ou pintinhas vermelhas
- aumento de tamanho da barriga
- brilho branco, em um ou nos dois olhos, quando a criança aparece em fotografias com flash


DOENÇAS

LEUCEMIAS

TUMORES DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL

LINFOMA NÃO HODGKIN

NEUROBLASTOMA

TUMOR DE WILMS

SARCOMAS DE PARTES MOLES

TUMORES ÓSSEOS

RETINOBLASTOMA

DOENÇA DE HODGKIN

Nenhum comentário: