AGENDA CULTURAL

28.6.15

Arnon Gomes - novo acadêmico da Academia Araçatubense de Letras


Hélio Consolaro*

A cadeira é três, o patrono dela é Malba Tahan, pseudônimo do escritor brasileiro Júlio César de Melo e Sousa. O novo ocupante da cadeira, escolhido pelos acadêmicos da Academia Araçatubense de Letras em reunião do dia 12/06/2015, é o jornalista Arnon Gomes, trabalhando na Folha da Região desde 2003.


Com cinco anos de Araçatuba, em 2008, reuniu dados e condições para escrever o seu primeiro livro sobre o carnaval do município que completava o seu centenário de fundação: "Com véu de alegoria - cem anos de carnaval de Araçatuba", editora Somos. Como homem do carnaval de Santos, sua cidade de origem, ele teve condições de ouvir e ganhar a confiança do mundo carnavalesco de Araçatuba e escrever o livro.


Inteligente para escrever a biografia de Genilson Senche, encomendada pela família, sem o conhecê-lo. Arnon Gomes pesquisou, ouviu e fez um livro em capa dura do brilhante jornalista falecido em 2001. O seu livro "Genilson - Homem de ideias e ação" foi lançado em 17/12/2011, na comemoração dos 10 anos de falecimento de Genilson.

Em 2014, foi premiado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Araçatuba (Secretaria Municipal de Cultura), pagando-lhe a publicação pelo livro "José Hamilton Ribeiro - O Jornalista Mais Premiado do Brasil". A noite de autógrafos foi realizada na UniToledo em 25/5/2015. 


Arnot Crespo
O primeiro a ocupar tal cadeira foi Antônio Arnot Crespo, o professor de Matemática do antigo I.E. de Araçatuba, com livros de Matemática publicados e fartamente vendidos. 

Para fazer um jogo de palavras, o destino (ou Deus) aguardou a hora certa da escolha de Arnon Gomes para a Academia Araçatubense de Letras: o Arnon sucedeu Arnot na cadeira de 3, cujo patrono é Malba Tahan.  Seja bem-vindo, Arnon. 

*Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor, membro da Academia Araçatubense de Letras. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP   



3 comentários:

Antenor Rosalino disse...

Trata-se de um grande talento, cuja literalidade é das mais admiráveis. Isso posto, em unicidade com os predicados morais que o caracteriza fazem com que seja merecidíssima essa honraria. Parabéns ao Arnon Gomes Dos Santos que muito irá acrescentar à preclara Academia Araçatubense de Letras.

Milton Rodrigues disse...

Muito merecido. Conheci o Arnon Gomes na minha passagem pela Folha da Região e acompanhei de perto a dedicação dele na elaboração do livro Genilson Senche, homem de ideias e ação. Também tive o privilégio de acompanhar a sua produção do livro José Hamilton Ribeiro, o jornalista mais premiado do Brasil. Tenho também, claro, o seu livro sobre o carnaval. Além de jornalista e escritor de primeira, Arnon é uma pessoa do bem. Orgulho imenso de poder chamá-lo de meu amigo.
As. Milton Rodrigues, São José do Rio Preto.

Anônimo disse...

Parabéns para os acadêmicos por bela escolha. Parabéns a Arnom, jovem e já destacado! Maria Luzia