AGENDA CULTURAL

29.7.15

No solo do coração

Hélio Consolaro*

O 14.o Cosmos está acontecendo em Araçatuba, de 27 a 31 de julho de 2015. Evento de organização do Inape (Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais de Araçatuba), com apoio do Sesc e da Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba.

Quem quiser ver a programação é só acessar o Blog do Consa na internet. Já até chamei esse pessoal de caçadores de ET, mas isso só foi nos primórdios da entidade, quando eu fazia troça do mundo publicamente (estou contido pelos compromissos do cargo).

Até parece que o céu é o limite para os participantes do evento, mas o pensamento é uma coisa que voa, muito mais que as naves espaciais. Nessa seara, este cronista entende um pouco porque a criatividade é a minha ferramenta. De vez em quando, sou abduzido pela realidade sideral.

Nesses tempos de Whatsaap, até os espíritos e extraterrestres estão na rede. De repente, se reúne um grupo de discussão dos falecidos num determinado período. Ou, então, os ET comecem a interferir em nossas conversas. Com quem você anda conversando, caro leitor? Será que aquele login de seu Whatsapp existe mesmo ou é apenas um avatar?

Como profeta de boteco, antecipo que chegaremos ao dia em que vamos fazer o backup do cérebro de um sujeito antes de falecer, em vez de publicar livros de memórias.  Vai caber tudo num pen drive. Se for um cientista, um pensador, teremos o arquivo das teorias e pensamentos, mas virão junto também as sem-vergonhices da celebridade que vão deixar a viúva desesperada.

Essa busca de vida noutros planetas nunca me encantou, ainda mais depois que li o poema “O homem; as viagens”, de Carlos Drummond de Andrade, do qual reproduzo um trecho:

“...só resta ao homem
(estará equipado?)
a dificílima dangerosíssima viagem
de si a si mesmo:
pôr o pé no chão
do seu coração
experimentar
colonizar
civilizar
humanizar
o homem
descobrindo em suas próprias inexploradas entranhas
a perene, insuspeitada alegria
de con-viver.”

De onde eu vim, para onde eu vou, também não me preocupa. Deixo isso nas mãos de meu criador. Não vou esquentar a cabeça com perguntas e problemas que não posso resolver.

Nessa busca constante de comunicação, estamos cada vez mais distantes, porque a busca do outro se faz olhando nos olhos.

Viajemos pelo cosmos, imaginemos como será o universo, porque o pensamento voa e não tem limites tecnológicos. Com licença, caro leitor, me deu uma vontade danada de escrever uma poesia, gosto mesmo de viver neste mundo, onde residem as excelências do pensamento humano.


*Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Secretário Municipal de Cultura de Araçatuba-SP

Nenhum comentário: