AGENDA CULTURAL

27.10.15

Noel Andrade: meu lápis é a viola

Noel Andrade e o berranteiro Osvaldinho, em Araçatuba
Hélio Consolaro*

Há muito não faço o que fiz com o CD Charrua, de Noel Andrade, que é ouvi-lo tomando uma cervejinha na área de casa, folhear o caderninho de letras, ir acompanhando as músicas, curtindo uma a uma. 

Conheci o Noel pessoalmente na Queima do Alho de Araçatuba, 25/10/2015, no Recinto de Exposição Clibas de Almeida Prado, uma promoção da AGCIP (Monte Alto-SP) em parceria com o Centro de Tradições Culturais de Araçatuba. E ele me deu de presente o seu CD, feito com todo o capricho, apoiado pelo ProAc. Eu quis pagar, mas ele se recusou em receber alguma coisa e respondeu:

-É presente!

Atualmente, uso o Spotify para ouvir músicas, ouço em casa via celular; no carro via bluetooth, em qualquer lugar. A tecnologia facilita, mas temos uma visão fragmentada do artista. Reação de quem viveu também noutras épocas. 


Neol Andrade é filho de músico. Com certeza tem esse nome por causa Noel Rosas. Em vez de samba, o menino deu para ser caipira, influência também das raízes da família. Nascido na pequena Patrocínio Paulista, interior de São Paulo, e vivendo na capital, Noel Andrade já participou de importantes projetos ligados ao mundo da viola. Com composições que falam do Brasil caboclo, não só da música caipira como de todos os ritmos e manifestação populares, vem se destacando entre os músicos brasileiros que tocam e cantam a terra. Seu jeito, seu chapéu, seu estilo de cantar lembram bem Almir Sater. Aliás, Renato Teixeira canta "Ferreirinha na viola" com o Noel no CD.

Para comprar o CD, clique aqui.

Conheça mais Noel, clicando aqui.




LEIA SOBRE A QUEIMA DO ALHO EM ARAÇATUBA, CLICANDO AQUI

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP

Um comentário:

GUIOMAR ARAÚJO disse...

Me permita mestre, mas faço minhas suas palavras sobre o CD CHARRUA e seu intérprete Noel Andrade, apenas com uma ligeira ressalva, suas colocações são de mestre, crítico e grande conhecedor musical, portanto irretocáveis, e eu o faço, como fã, admiradora e amiga pessoal do músico e intérprete,além de grande apreciadora do seu estilo, assim como, da boa música. Fato é que, o ouço dioturnamente, uso até como trilha sonora a inspirar-me enquanto trabalho.
Obrigada, pela oportunidade de poder expressar no seu espaço, o carinho pelo meu ídolo. Sucesso sempre para você Noel.