AGENDA CULTURAL

18.11.15

Minha vida não foi em vão


Hélio Consolaro*

Conheci Ana Teruel Ribeiro, autora do livro “Onde Mora a Felicidade”, lançado há um ano, no magistério, mais especificamente na EE Prof. Genésio de Assis. Lá também trabalhava a filha Amália.

Depois, conheci a outra filha, terapeuta Maria Alice Ribeiro, no Partido dos Trabalhadores. Assim, Hélio, Helena, Ana Teruel e Maria jogaram tranca juntos por muito tempo. Nesse ínterim, faleceu Seu Abílio, o marido. E já se ouvia dizer que a matriarca escrevia um livro. Queria mostrar a seus conterrâneos e contemporâneas que sua vida valeu a pena.

O livro tem muito, ou quase tudo, da vida da autora. A trajetória de cada um, para si mesmo, é uma saga. Os céticos, os literatos mais ranzinzas, chegam a dizer maldosamente que escrever sobre a própria vida é um ato em vão, às vezes, nem a família lê o livro, então, não escrevê-lo seria um ato ecológico, pois economizaria muitas árvores.

Não foi o que aconteceu com o livro “Onde Mora a Felicidade”, de Ana Teruel Ribeiro, porque poucos escritores de Araçatuba, mesmo membros da Academia Araçatubense de Letras, venderam tantos livros na noite de lançamento lá no Museu de Araçatubense de Artes Plásticas. 
 
Mara Alice Ribeiro, Ana Teruel Ribeiro (autora) e Antônio Luceni (editor)
Mara Alice Ribeiro, como filha, fez tudo para cumprir o desejo da mãe. Inscreveu até a obra para concorrer a edital do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Araçatuba para tentar ganhar o dinheiro da publicação, mas a Câmara Setorial de Artes Escritas do Conselho Municipal de Políticas Culturais não a escolheu.

O livro é grosso, 416 páginas, Editora Eko Gráfica, bem encadernado, prefácio de Antônio Luceni e posfácio de Mara Alice Ribeiro. Encontra-se à venda nas livrarias de Araçatuba, mas pode ser solicitado pelo telefone 18 3623 9835 ou Ribeiro.maraalice@hotmail.com

Toda história merece ser lida, “Onde Mora a Felicidade” espera seus olhos.


*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP

Nenhum comentário: