AGENDA CULTURAL

14.12.15

Um livro para ler e gargalhar


Hélio Consolaro*


Em 2013, ganhei do autor um exemplar do livro "Casos, Acasos e DEScasos - Várias variáveis de uma vida sem graça", um livro de crônicas, 129 páginas, APED editora.


Marc Souza, Marcelo Otávio de Souza, 18/08/1975, mora em Birigui, é casado, funcionário público. Já esteve entre os oito primeiros classificados, categoria regional, do Concurso de Contos Cidade de Araçatuba-SP.


Aquele livro amarelinho sobre a minha mesa ficava me incomodando (não vai me ler, não, palhaço!). Ler hoje, ler amanhã. Li. Não aguentei o xingamento. Agora vou fazer alguns comentários, me vingarei.


As primeiras crônicas (às vezes, contos) apresentam sempre o desencontro de casais. Quando parece que está se acertando, surge alguma coisa que atrapalha a união do casal.


Ao adiantar a leitura, percebo que há outros temas, até a política entra na dança. Como também há um conto com final feliz, que aconteceu porque uma das personagens forçou a situação: "E foram felizes para sempre".


A editora classifica o livro como leitura de entretenimento, pois os textos são curtos, engraçados, trabalha muito com a polissemia. Destaco aqui o texto "Inesquecível", que é um apólogo.


O livro merece sua leitura e está à venda pela internet, nas melhores livrarias, pelo preço de R$17,00 a R$ 10,00. Até em edição digital. Clique aqui.


*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário Municipal de Cultura de Araçatuba-SP




Um comentário:

Paulo Paiva disse...

Prezado Hélio
Sou autor do livro "O Porto Distante", sobre jovens marinheiros na segunda guerra, culminando com o naufrágio do Cruzador "Bahia". Essa catástrofe foi atribuído a "incidente de tiro", mas afirmo ter sio obra do submarino alemão U-530. O livro está a disposição através do e-mail paivap50@gmail.com
Grato
Paulo Paiva