AGENDA CULTURAL

10.2.18

Programação do Sesc, inclusive para o carnaval

Horário de funcionamento diferente durante o Carnaval nos dias 10, 11, 12 e 13, das 9h30 às 18h30, público pode conferir gratuitamente shows, oficinas e até um bailinho 

Importante manifestação cultural no Brasil, o Carnaval não podia ficar de fora da programação do Sesc Birigui. Shows, oficinas e até um bailinho serão realizados em diversos espaços dentro da unidade. As atividades alusivas aos festejos de Momo começaram no dia 6 e seguem até dia 13. 

No sábado, dia 10, das 11h às 13h, no Espaço de Brincar, as crianças poderão criar suas máscaras, fantasias e adereços com materiais diversos, como tecidos coloridos e estampados, brilho e fitas, embaladas por uma trilha sonora especial.

À tarde, às 17h, o grupo Babado de Chita apresenta na Área de Convivência o espetáculo Foliei Festariô, uma brincadeira dançante inspirada em manifestações populares brasileiras presentes no carnaval e em suas origens, como o Zé Pereira com seu bumbo solitário, ala ursa e brincadeiras de rua, o ritmo das tradicionais marchinhas, o samba rural paulista, a ciranda e os cocos de roda nordestinos.

Na segunda, dia 12, às 17h, Márcio Coelho e Ana Favaretto comandam o show Outros Carnavais, com um repertório recheado de músicas tradicionais brasileiras e canções autorais de gêneros como frevo, marchinha e samba. Será um bailinho nos moldes das antigas matinês, para dançar e festejar muito na Área de Convivência. 

E para encerrar o tema, a banda Expresso do Riso usa saxofone, trombone, trompete, percussão, humor, criatividade e musicalidade para promover uma atividade pautada nas tradicionais marchinhas de carnaval, além de versões de outros estilos, com a proposta de estimular a interatividade entre as pessoas. A atração está programada para a terça-feira de Carnaval, dia 13, das 16h às 18h, na Área de Convivência.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO 
Para que as famílias possam aproveitar melhor o feriadão, os horários de funcionamento da unidade foram alterados nestes dias de Carnaval. O Sesc Birigui funcionará das 9h30 às 18h30, tanto no sábado e no domingo, quanto na segunda e na terça. O público poderá participar gratuitamente da programação de carnaval e também de atividades que não estão enquadradas no tema. Na quarta-feira, dia 14, o Sesc não terá expediente.


Programação dos dias 10, 12 e 13 (sábado, segunda e terça) - Atividades alusivas ao Carnaval :

Oficina
Folia de cores e fitas
Com Engenharia Lúdica
Em clima de carnaval, as crianças criarão suas máscaras, fantasias e adereços com materiais diversos, como tecidos coloridos e estampados, brilho e fitas, embaladas por trilha sonora preparada para dançar, pular e se divertir.
Dia 10, sábado, das 11h às 13h
Espaço de Brincar  – Sesc Birigui
Grátis

Espetáculo
Foliei festariô
Com Babado de Chita
Uma brincadeira dançante inspirada em manifestações populares brasileiras presentes no carnaval e em suas origens, tais como o Zé Pereira com seu bumbo solitário, ala ursa e brincadeiras de rua, o ritmo das tradicionais marchinhas, o samba rural paulista, a ciranda e os cocos de roda nordestinos.
Dia 10, sábado, das 17h às 18h
Área de Convivência  – Sesc Birigui
Livre
Grátis - Sem retirada de ingressos

Show
Outros Carnavais
Com Márcio Coelho e Ana Favaretto
Bailinho aos moldes das antigas matinês, com um repertório recheado de músicas tradicionais brasileiras e canções autorais de gêneros como frevo, marchinha e samba, para dançar e celebrar a segunda-feira de carnaval.
Dia 12, segunda, das 17h às 18h
Área de Convivência  – Sesc Birigui
Livre - Todas as idades
Grátis - Sem retirada de ingressos

Intervenção
Expresso do Riso
Com saxofone, trombone, trompete e percussão, a banda utiliza humor, criatividade e musicalidade para promover uma atividade pautada nas tradicionais marchinhas de carnaval, além de versões de outros estilos, com a proposta de estimular a interatividade das pessoas durante suas apresentações itinerantes.
Dia 13, terça, das 16h às 18h
Área de Convivência – Sesc Birigui
Todas as idades
Grátis


Programação dos 
dias 10, 11, 12 e 13 (sábado, domingo, segunda e terça) - Atividades com outros temas: 

Oficina
Pensamento "Gurafiku": Composição e colagem
Com Ing Lee
Tendo como ponto de partida a composição presente nas artes gráficas japonesas, a artista compartilha seu processo de criação de imagens e como este foi influenciado por tais referências. Assim, será executada uma produção de colagens seguindo este raciocínio gráfico, fazendo uso de recortes de papéis, revistas e livros japoneses, além de ilustração e tipografia. A produção será separada por três módulos básicos, atravessando as camadas do fazer da colagem: o fundo, figuras e texto/palavra.
Dias 10 e 11, sábado e domingo, das 10h às 17h
Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) – Sesc Birigui
Não recomendado para menores de 12 anos
Grátis - Inscrições no Portal Sesc - Vagas limitadas

Contação de história
O camelô do riso: um contador de histórias
Com Mestre Valdeck de Garanhuns
Histórias que vêm recheadas de lendas do Brasil recolhidas por Câmara Cascudo e Mário de Andrade, que falam de arte e cultura popular. O camelô do riso não vende nada, apenas transmite conhecimentos sobre aspectos culturais do nosso povo, para o próprio povo. É o artista popular trabalhando em seu próprio habitat.
Dia 10, sábado, das 15h às 15h40
Área de Convivência  – Sesc Birigui
Livre
Grátis - Sem retirada de ingressos

Oficina
PANCulinária
Com ArboreSer
A Natureza farta faz brotar alimentos até mesmo nas calçadas da cidade. A atividade irá abordar as qualidades das Plantas Alimentícias não Convencionais, valorizar seu potencial nutricional e ensinar como utilizá-las em deliciosas receitas.
Dia 10, sábado, das 13h às 16h
Gramado da Tenda  – Sesc Birigui
Não recomendado para menores de 16 anos
Grátis - Inscrições no Portal Sesc - Vagas limitadas

Oficina
Ressignificando materiais - Mosaico de retalhos
Com Flor Menina
Esta oficina irá propor uma atividade artesanal reutilizando resíduos têxteis para fazer um belo mosaico.
Dia 10, sábado, das 14h às 18h
Sala Múltiplo Uso 2  – Sesc Birigui
Não recomendado para menores de 14 anos
Grátis - Inscrições no Portal Sesc - Vagas limitadas

Espetáculo
Teatro de mamulengo no carnaval cultural do Brasil
Com Mestre Valdeck de Garanhuns e Trio Tropeiros da Serra
Com muita alegria, o mestre Valdeck de Garanhuns mostra algumas tradições do carnaval pernambucano: os papangus de Bezerros, o frevo e o maracatu de baque virado, os bonecões de Olinda, a troça da alaursa e o boi de carnaval. Tudo isso regado ao som da boa música carnavalesca composta de frevos, marchas, maracatus e forrós.
Dia 11, domingo, das 17h às 18h
Teatro  – Sesc Birigui
Livre
Grátis - Sem retirada de ingressos

Oficina
Um canteiro pra chamar de meu - Cultivo de Floríferas
Com ArboreSer
A oficina mostrará que é possível cultivar flores durante todo ano e ainda introduzir flores comestíveis e medicinais no paisagismo da sua casa!
Dia 11, domingo, das 14h às 17h
Gramado da Tenda  – Sesc Birigui
Não recomendado para menores de 14 anos
Grátis - Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência

Oficina
Confecção de miniaturas de bumba-meu-boi
Com Regina Drozina e Mestre Valdeck de Garanhuns
Tendo como base de inspiração o bumba-meu-boi do Maranhão e de Pernambuco pela sua autenticidade e beleza plástica, crianças e adultos vivenciarão juntos a experiência do processo de criação e confecção de boizinhos.
Dia 11, domingo, das 14h30 às 16h30
Sala Múltiplo Uso 1  – Sesc Birigui
Livre 
Grátis - Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência

Exibição de filme
Jecão... um fofoqueiro no céu
Dir. Amácio Mazzaropi e Pio Zamuner | Brasil | 1977 | Comédia | 105 min. | DVD
A cidadezinha recebe festivamente o caipira que volta de São Paulo com o prêmio da loteria. Um fazendeiro ganancioso o assalta e o mata. Do céu, ludibriando os anjos, o caipira retorna ao planeta para prender o assassino.
Dia 13, terça, das 11h às 12h30
Teatro  – Sesc Birigui
Livre
Grátis - Sem retirada de ingressos

Oficina
Luminárias de Papelão
Com Deva Bhakta, educador do ETA
A oficina explora as vantagens no uso do papelão - praticidade, baixo custo e sustentabilidade - para o planejamento e produção de luminárias decorativas.
Dia 13, terça, das 14h30 às 17h30; dias 15 e 16, quinta e sexta, das 18h30 às 21h30
No Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) - Sesc Birigui
A partir de 10 anos
Grátis - Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência

Nenhum comentário: